Saúde

Cura para diarreia em filhotes de cachorros

Escrito por contributing writer | Traduzido por ricardo schweitzer
Cura para diarreia em filhotes de cachorros

Cuide bem do seu filhote quando ele sofrer de diarreia

Russell Illig/Photodisc/Getty Images

Diarreia em filhotes de cães é uma possibilidade assustadora que causa muita sujeira, mas donos de cães terão que passar por isso eventualmente. Normalmente, os casos são leves e acabam se resolvendo por conta própria, mas alguns podem até ameaçar a vida do filhote. Consulte seu veterinário se o filhote estiver sofrendo de diarreia e leia as dicas abaixo para aprender a tratá-la de forma correta.

Procure o veterinário

Consiga um diagnóstico, esse é o elemento chave em curar a diarreia do seu filhote. Alguns casos respondem apenas a tratamentos específicos e podem até causar desidratação extrema muito rapidamente, logo uma visita ao veterinário pode salvar a vida do seu filhote. Parvo é um caso sério de diarreia em filhotes, além de diversas outras condições causadas por infecções por parasitas, como giardia e coccidiose. Às vezes, a diarreia pode ser causada por algo simples, como estresse ou mudança de dieta, mas é sempre melhor pensar no pior cenário para garantir a segurança do animal. O seu veterinário pode pegar uma amostra das fezes, prescrever antibióticos ou até dar uma injeção intravenosa se necessário.

Antibióticos

Alguns tipos de diarreia em filhotes irão responder apenas a tratamentos com antibióticos. Metronidazol é extremamente efetivo contra bactérias anaeróbicas como giardia, e causas inflamatórias como inflamação no intestino. Consulte seu veterinário sobre manter um suprimento de antibióticos em casa, pois isso pode salvar a vida do seu filhote se ele desenvolver problemas estomacais em viagens. O tratamento escolhido para coccidiose é o Albon.

Dieta

Escolha a dieta do seu filhote com cuidado. Alguns alimentos não funcionam bem com certos filhotes, e o resultado pode ser a diarreia. Se o seu filhote possuir problemas eventuais, considere trocar de marca de ração até achar a uma que não cause problemas. Lembre-se que mudanças repentinas de alimentação também podem gerar diarreia, então faça a alteração de forma gradual. Durante a diarreia, dê um pedaço de carne e arroz cozidos para o seu filhote e, se ele não conseguir absorvê-los, você deve cessar a alimentação por esse dia. Lembre-se de dar muita água para o filhote e até caldo de galinha ou outros líquidos para reposição de eletrólitos, já que o maior problema da diarreia é a desidratação.

Suplementos

Encare a diarreia com suplementos. Adicionar 1/4 de xícara de abóbora enlatada na comida é uma das curas caseiras preferidas por criadores para casos leves de diarreia. Folhas de Ulmus rubra (um tipo de ulmeiro) também podem ajudar a acalmar o trato digestivo do filhote. Por fim, cápsulas de óleo de peixe ou outras fontes de ácidos graxos omega 3 também podem resolver a inflamação do trato intestinal.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media