Mais
×

Como curar a pneumonia

Atualizada February 21, 2017

A pneumonia é uma doença potencialmente fatal causada por infecção bacteriana ou outros fatores. Com o agravamento da infecção, uma inflamação se desenvolve nos pulmões, os enfermos podem apresentar sintomas semelhantes à asma e desenvolver uma tosse severa. Apesar de grave, a pneumonia é tratável. O segredo é descobrir a doença em seus estágios iniciais. Consulte um médico, não tente o autotratamento ou autodiagnóstico dela.

Instruções

Visite um médico caso ache que esteja com pneumonia (Tom Le Goff/Digital Vision/Getty Images)
  1. Marque uma consulta médica. A pneumonia é diferente de uma gripe ou resfriado. Você pode tratá-la ou pelo menos a aliviar com medicamentos sem prescrição. Por a pneumonia ser geralmente causada por bactérias, os médicos costumam prescrever um antibiótico para curar a infecção e impedir a inflamação.

  2. Beba muita água. Caso esteja lidando com a febre, beba muito líquido, especialmente água, pois ela pode baixar a temperatura do corpo. Além disso, água e suco de laranja podem estimular o sistema imunológico e acelerar a sua recuperação.

  3. Tome medicação para dor. Os antibióticos podem tratar a infecção de maneira eficaz. No entanto, eles não tratam a dor e a febre que vêm junto com a pneumonia. Para acabar com as dores no corpo, você precisará tomar aspirina ou ibuprofeno.

  4. Descanse bastante. Algumas pessoas continuam normalmente com sua rotina diária enquanto se recuperam da pneumonia. Isto pode atrasar o processo de cura e, em alguns casos, piorar os sintomas. Se possível, tire alguns dias de folga. O repouso dará a oportunidade para seu corpo melhorar.

  5. Aplique uma compressa quente no peito. O catarro pode causar problemas respiratórios e seu excesso pode provocar um ataque de asma. A compressa quente ajuda a soltá-lo. Por sua vez, a tosse o expele. Caso não funcione, tome um expectorante.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article