Mais
×

Curas para cães com alergias e dermatite úmida aguda

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As alergias são comuns em cães e os sintomas associados a elas podem deixar um cão indisposto. Cães com alergias coçam-se e arranham continuamente quanto expostos a um irritante, o que pode levar à perda de pelos e à dermatite úmida aguda ("hot spots"), que consiste em uma área de pele localizada de inflamação e infecção. Uma série de opções de tratamento é disponibilizada para diminuir o mal-estar dos cães alérgicos e proporcionar-lhe um bom e necessário alívio. Infelizmente, as injeções podem ser a única cura.

Existem curas para a alergia canina e a dermatite úmida aguda (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Aplicações tópicas

As aplicações tópicas, como banhos frios com mingau de aveia ou sais de Epsom misturados na água, podem ajudar a aliviar a irritação da pele e as "hot spots". Além disso, existem xampus especialmente formulados para cães com pele sensível. Front Line e Hot Spot Spray também podem proporcionar alívio temporário ao prurido do animal e manter limpa a área infectada. O veterinário dermatologista americano, Lowell Ackerman, também recomenda cortar os pelos em torno da dermatite úmida para expor toda a lesão. Ele sugere a aplicação de cortisona à ferida depois de uma completa limpeza para promover a cura.

Injeções par aalergia

Quando são realizados testes para alergias a fim de de identificar os alérgenos, as injeções para alergias podem ser eficazes para eliminar a reação alérgica que eles causam. Veterinários do Hospital da Universidade da Pensilvânia referem um índice médio de sucesso de 73 %. A desvantagem é que pode levar de seis a 12 meses para as injeções funcionarem, além de serem caras.

Farmacoterapia

Esteroides, anti-histamínicos e ácidos graxos podem reduzir os sintomas de alergia em cães. Os corticosteroides – esteroides prescritos para tratar alergias caninas – ajudam a reduzir a irritação cutânea e a dermatite úmida. Esses medicamentos são eficazes para quem sofre de alergias sazonais, aliviando seu desconforto.

Cheryl Minnier, um contribuinte do site americano de recursos para a saúde canina "k9web.com", descobriu que os anti-histamínicos são um método eficiente para tratar alergias em um terço dos cães que tomam esses medicamentos. Alguns exemplos desses fármacos são: Tavist, Benadryl, Atarax, Cloro-Trimetron e Seldane. Eles podem causar sonolência.

Cerca de 20% dos cães apresentam boa resposta aos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que são suplementos anti-inflamatórios naturais. Embora menos eficazes em aliviar o prurido, podem reduzir a inflamação da pele decorrente de dermatite úmida aguda.

Medidas preventivas

A melhor solução para prevenir reações alérgicas e dermatite úmida aguda é evitar completamente a exposição do cão aos irritantes. Ligar o ar condicionado e usar filtros de ar ou de desumidificador em sua casa podem ajudar a reduzir a exposição do animal a alergias atópicas, como a ácaros, bolor e pólen.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article