Como tratar o mau hálito vindo da garganta

Escrito por cindi pearce | Traduzido por andre trapani possignolo
Como tratar o mau hálito vindo da garganta

Enxágues bucais com bicarbonato de sódio são um dos recursos para tratar o mau hálito

Getty Images

Você pode escovar os dentes e a língua, passar fio dental, fazer bochecho com antisséptico e ainda ficar com um mau hálito terrível se o mau cheiro estiver vindo do seu estômago. As bactérias anaeróbicas que vivem na superfície de sua língua e dentro de sua boca e causam mau hálito também podem estar em seu esôfago. Se essas bactérias começarem a se reproduzir rapidamente, devido a uma infecção ou outro motivo, causarão maus odores, de acordo com o site kiss-bad-breath-goodbye.com.

Outras pessoas estão lendo

Infecções

A amidalite ou a sinusite podem causar mau hálito, de acordo com o site Health911.com. Essas condições podem causar o desenvolvimento excessivo de bactérias, o que pode deixar seu hálito fedido. Ele também pode ser provocado por algum tipo de alergia se você tiver problemas de garganta ou sinusite.

Faringite

A inflamação da garganta, também conhecida como faringite, pode causar mau hálito. Essa condição envolve uma irritação na faringe, que é a extensão da parte da garganta situada logo após o fundo do céu da boca, a parte que contém o pomo de adão. Vírus e bactérias causadores da sinusite, resfriado ou gripe causam a inflamação da garganta. As bactérias podem deixar seu hálito malcheiroso.

Pedras nas amídalas

Pedras nas amídalas, ou tonsilólitos, são conjuntos de bactérias e muco de formatos irregulares, branco-amarelados e malcheirosos que se acumulam no fundo da garganta. Desenvolvem-se nas cavidades das amídalas. Esses aglomerados brancos são chamados de tonsilólitos. Caso você esteja tossindo resíduos brancos malcheirosos, você provavelmente tem tonsilólitos.

Dificuldades no tratamento

Se você já operou as amídalas, não precisa se preocupar com tonsilólitos. Essas pedras cheiram muito mal e grudam no fundo da garganta, resultando em uma irritação. As pedras podem ser removidas, mas geralmente reaparecem em um ou dois dias.

Língua geográfica

A camada branca que aparece nas línguas de algumas pessoas pode cheirar mal, aponta o site dental-health-index.com. Segundo o Dr. Harold Katz, a chamada língua geográfica geralmente fica esbranquiçada. Uma pessoa com essa condição possui mais estrias e rachaduras na língua do que o normal. Essas áreas são ótimos lugares para o acúmulo de bactérias, o que é a causa do mau hálito e da coloração peculiar. Use um limpador de língua para remover os resíduos brancos. Não negligencie esse processo como a maioria das pessoas. Ele deve ser realizado diariamente para manter o hálito fresco. Se você não remover as bactérias de sua língua, ficará com mau hálito.

Muco e gotejamento pós-nasal

O excesso de muco e o gotejamento pós-nasal podem causar halitose, um mau hálito crônico devido ao acúmulo de muco no fundo da garganta.

Como se livrar do mau cheiro

Se você sofrer com tonsilólitos, misture duas colheres de chá de mel com bicarbonato de sódio e despeje-os em um copo com água morna. Faça gargarejos por um minuto e então beba o líquido. Você também pode fazer gargarejos com água e sal para reduzir o odor das pedras. A bebida e o cigarro podem agravar o cheiro de tonsilólitos, portanto evite esses hábitos.

Outras técnicas

Escove a língua e gengivas com mirra ou cravo em pó para reduzir o odor. Use um irrigador oral após comer, colocando 30 ml de peróxido de hidrogênio na água, esguichando em toda boca. Isso ajudará a eliminar os resíduos de bebidas, principalmente açucaradas, e partículas de alimentos que podem deixar você com mau hálito. Use um antisséptico bucal com pouco álcool, pois pode piorar o odor. Você pode fazer seu próprio antisséptico misturando 50% de água e 50% de peróxido de hidrogênio (3%), faça um bochecho por 30 segundos.

Recomendações adicionais

O site kiss-bad-breath-goodbye.com aconselha passar fio dental diariamente e usar um antisséptico bucal oxigenado sem álcool. Compre pastas de dente que contenham óleo de melaleuca, que tem um aroma muito bom. Use espirulina, uma fonte de clorofila que pode ser comprada a granel ou em forma de cápsula. Tome 500 mg, três vezes ao dia. A menta também é um bom recurso para o mau hálito. Ela é exalada pelos pulmões, melhorando o hálito.

Deficiências vitamínicas

A deficiência em vitaminas do complexo B pode causar mau hálito. Se for esse seu caso, compre suplementos. A vitamina C ajuda a livrar o corpo do excesso de toxinas e mucos que podem causar a emanação de odores pela boca. A deficiência de zinco também pode deixar o hálito malcheiroso. Consulte as recomendações de seu médico quanto às medidas a serem tomadas.

Outras considerações

Beba uma colher de sopa de vinagre de maçã antes de cada refeição. Isso ajuda na digestão e pode ajudar a eliminar o mau odor. Você também pode escovar os dentes com bicarbonato se sódio. Isso reduzirá a acidez de sua boca impedindo o crescimento bacteriano. Se sua sinusite estiver causando mau cheiro no fundo da boca, dilua 50% de peróxido de hidrogênio em água, coloque em um spray e espirre nas narinas duas vezes por dia. Pode ser que arda um pouco, mas se não resolver, você já saberá que o problema não é a sinusite. Faça um chá com um quarto de colher de chá de cravo-da-índia moído em água quente. Realizada a infusão, coe-o. Enxágue a boca ou faça gargarejos duas vezes ao dia. Você pode comprar clorofila, que é desodorizadora, em comprimidos ou líquida em uma farmácia. Masque avelãs. Elas são comprovadamente combatem o mau hálito.

Mastigue e chupe

Mastigue manjericão, tomilho, gaultéria, salsa ou alecrim. Essas ervas eliminam o mau hálito. Chupe uma fatia de limão com sal.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media