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Como usar cúrcuma (açafrão) em sua dieta

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, é um tempero amarelo-alaranjado com um sabor levemente apimentado. Este condimento tem sido usado há milênios como remédio. Um de seus componentes, a curcumina, possui propriedades anti-inflamatórias e protege contra certos tipos de câncer. Você pode adicionar esta especiaria na maioria das dietas. Entretanto, em altas doses ela pode causar náuseas e diarreias.

Instruções

O açafrão-da-terra traz vários benefícios à saúde (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Vá ao corredor de condimentos do supermercado e compre açafrão-da-terra.

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  2. Não confunda o açafrão-da-terra, um pó amarelo, com o açafrão espanhol, que são filetes vermelhos.

  3. Você também pode comprar a raiz e fazer seu próprio tempero. Ferva a raiz, deixe secar e moa até resultar em um pó fino.

  4. O açafrão-da-terra é comumente usado na culinária indiana. Pesquise receitas na internet.

  5. Use o açafrão-da-terra em todas as refeições. No café da manhã, polvilhe um pouco sobre os ovos, para obter uma cor bonita e um sabor marcante.

  6. Use-o também nas saladas do almoço. O açafrão-da-terra combina muito bem com lentilhas e couve-flor.

  7. O açafrão-da-terra pode ser usado para substituir ou complementar o sal e a pimenta do reino em várias receitas. Além disso, experimente assar maçãs e temperá-las com um pouco de açafrão-da-terra para obter uma sobremesa diferente.

  8. Para aproveitar ao máximo os benefícios do açafrão-da-terra, tente usá-lo no lugar dos temperos comuns, ou em combinação com eles. Use-o em todas as refeições, como usaria sal.

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Aviso

  • Limpe imediatamente qualquer superfície que entre em contato com o açafrão-da-terra, já que sua cor amarela pode manchar.

O que você precisa

  • Açafrão-da-terra em pó
  • Raiz de cúrcuma

Referências

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