Curiosidades sobre a banana

Escrito por abigail smestad | Traduzido por elisa lacerda de freitas
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Curiosidades sobre a banana
Curiosidades sobre a banana (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, e por boas razões. Colhida durante o ano inteiro, ela é um alimento barato e facilmente encontrado, além de ser rico em vitaminas e minerais. As bananas são um alimento básico, não só em sua terra nativa na África e no sudeste da Ásia. Os americanos consomem em média 11,3 kg de banana por ano.

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Características

As bananas, como a maioria de frutas, são compostas por cerca de 25 % de polpa seca e 75 % de água. Ela possui formato comprido, cor amarela pálida, é carnuda por dentro e está envolta por uma casca resistente. Ela cresce em pencas de até 20 bananas unidas por uma haste e um cacho completo pode conter até 20 pencas. Essa capacidade de produzir tantas frutas ao mesmo tempo durante o ano inteiro faz com que o cultivo de bananas seja bastante rentável em muitas regiões tropicais. A bananeira é muito alta e cresce até cerca de 9 m de altura. Metade dessa altura consiste em folhas, que podem medir até 3 m de comprimento e 60 cm de largura. Essas folhas são impermeáveis ​​e têm muitas funções: servem como pratos, para embrulhar alimentos para cozinhar ou armazenar, como persianas, para fazer guarda-chuvas, e também são usadas para fins decorativos.

Benefícios

A banana é rica em vitaminas e minerais, sendo uma das frutas mais saudáveis que você pode comer. Ela é a principal fonte de potássio, que é necessário para a circulação sanguínea, evitando dores musculares (afeta nas contrações musculares) e redução da pressão arterial. O consumo diário de potássio é absolutamente necessário para um estilo de vida ativo, pois ele colabora com a saúde do coração e do sistema nervoso para ajudar o corpo a funcionar corretamente e evitar o risco de acidente vascular cerebral. A banana oferece suprimentos benéficos de vitamina C, folato, fibras e eletrólitos. Ela é um lanche sem gorduras que fornece açúcares naturais e calorias saudáveis. As bananas também satisfazem cerca de 25 % de sua necessidade diária de vitamina B6, que o corpo usa para aumentar a imunidade e auxiliar o sistema nervoso central. Como essa fruta está sempre disponível, ela é uma escolha inteligente para uma dieta bem equilibrada.

Geografia

A bananeira é originária do sudeste da Ásia, mas agora é cultivada em mais de 100 países nos trópicos. Embora o cultivo seja quase inteiramente voltado para a produção de frutas (as flores também são comestíveis), menos de 15 % das bananas são exportadas. A maior parte da colheita se destina ao consumo local, especialmente por causa de sua rápida taxa de deterioração. As bananas devem ser enviadas rapidamente, manuseadas com muito cuidado e refrigeradas para serem exportadas. A maioria dos povos asiáticos e africanos cozinha a fruta inteira e come tanto a casca quanto a polpa. Nos Estados Unidos e na Europa, principais importadores de banana, apenas o interior da fruta é comido cru e a casca é descartada.

Função

Recomenda-se o consumo de uma ou duas bananas por dia para ter um coração mais saudável, alimentação adequada e um estilo de vida ativo. A banana é mais comumente consumida crua, mas tem muitos outros usos populares: pães, pudins, tortas, saladas de frutas, sanduíches, papinha para bebês e muito mais. A fruta inteira, incluindo a casca, pode ser comida crua e cozida, mas a preparação normalmente varia dependendo da região. Independentemente de suas preferências, você ainda vai se beneficiar com nutrientes saudáveis.

Tipos

Existem vários tipos diferentes de bananas, mas todas elas são da mesma família. A banana-maçã, a mais comum, é doce, macia e ideal para sobremesas, além de ser a mais cultivada e mais popular para a exportação. A banana-da-terra também é bastante conhecida, é mais firme e contém mais amido. Algumas bananas são cultivadas para ficarem em tamanho miniatura e outras para permanecerem verdes para preparar certos pratos. As bananas selvagens, por vezes, têm sementes e tendem a ser um pouco mais firmes do que aquelas cultivadas para o consumo em massa. A maneira como as pessoas comem bananas também oferece múltiplas variações para a fruta. Ela pode ser comida crua, cozida, amassada, seca ou até mesmo em forma de farinha. Todas essas formas oferecem os mesmos benefícios saudáveis, bem como o mesmo sabor delicioso.

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