Que danos as joaninhas podem fazer para o meio ambiente?

Escrito por nanette kelley | Traduzido por helena bianchi gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que danos as joaninhas podem fazer para o meio ambiente?
As joaninhas são ajudantes dos jardineiros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Esses minúsculos e manchados insetos são uma visão familiar e bem-vinda em muitos jardins. Na verdade, alguns jardineiros os compram para colocar em seus jardins para que comam outros insetos. Das mais de 5.000 espécies de joaninhas, muitos norte-americanos acham que estão vendo apenas uma variedade, quando, na realidade, há às vezes duas. Nenhuma das duas espécies prejudica o meio ambiente, mas podem ser um incômodo real.

Outras pessoas estão lendo

Joaninhas

A joaninha comum de asas vermelhas e manchas pretas vista em jardins e replicada em livros, filmes e brinquedos de pelúcia é geralmente inferior a 0,6 cm de comprimento. Crianças e adultos muitas vezes gostam de deixar joaninhas rastejarem em seus dedos e em torno de suas mãos porque são insetos delicados e bonitos. Muitos jardineiros amam joaninhas, pois elas são predadoras eficientes. Joaninhas e suas larvas consomem as pragas do jardim, como cochonilhas, pulgões, moscas brancas e ácaros -- larvas de joaninha podem comer cerca de 25 pulgões por dia.

Que danos as joaninhas podem fazer para o meio ambiente?
A pequena joaninha é implacável na busca do menor pulgão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Joaninha asiática

As joaninhas asiáticas multicoloridas parecem muito com joaninhas comuns, exceto que elas vêm em mais cores. Na verdade, é difícil distingui-las apenas pela visão. Joaninhas asiáticas têm um pequeno M -- ou W, dependendo de qual direção você está olhando -- em suas cabeças. Como as próprias cabeças são muito pequenas, no entanto, essa marcação não é fácil de se ver. Esses insetos não são nativos da América do Norte e foram importados do Japão para ajudar os produtores no controle de pragas. Joaninhas asiáticas, em seu habitat natural, vivem principalmente em árvores e florestas e são muito úteis no controle de pulgões e outras pragas nos pomares e em outras áreas com árvores.

Que danos as joaninhas podem fazer para o meio ambiente?
Algumas vezes, as joaninhas asiáticas são mais alaranjadas do que vermelhas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Benefícios

O uso de predadores naturais, tais como joaninhas, para controlar as pragas auxilia o ambiente. O uso de predadores naturais diminui a necessidade de se utilizar pesticidas químicos ou outros que podem ser prejudiciais para o ambiente. Às vezes, os pesticidas também ferem ou matam insetos benéficos que não são o alvo, com a sua toxicidade.

Que danos as joaninhas podem fazer para o meio ambiente?
Joaninhas depositam seus ovos em plantas, e suas larvas comem as pragas do jardim, e não as plantas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Danos

A principal diferença entre a joaninha doméstica e a joaninha asiática é no comportamento. A joaninha doméstica gasta todo o seu tempo ao ar livre, a menos que ela seja carregada para dentro. Joaninhas asiáticas, quando procuram abrigo no inverno, às vezes se reúnem em casas e outras estruturas em grandes números, criando um incômodo. Esses minúsculos invasores de casa não são perigosos para os seres humanos, mas se ficarem agitados ou forem esmagados, ativarão um mecanismo de defesa chamado de "sangramento reflexo" que deixará um líquido amarelo de odor fétido emitido a partir de suas articulações, que poderá danificar os tecidos da casa ou manchar as paredes. Elas costumam ficar fora de vista dentro de casa, mas depois de despertar de suas sonecas de inverno, podem passear em áreas de estar em busca de uma saída para o exterior. É recomendado que alguém varra ou aspire-as para fora e sele qualquer rachadura pequena que os insetos possam ter usado para entrar na casa. O uso de pesticidas não é recomendado a menos que seja uma infestação muito grande e incontrolável.

Que danos as joaninhas podem fazer para o meio ambiente?
Um grande grupo de joaninhas asiáticas pode parecer assustador, mas elas não são prejudiciais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível