×
Loading ...

Como dar Paracetamol para um cachorro com febre

Atualizado em 17 abril, 2017

Cães com febre têm alguns dos mesmos sintomas que os seres humanos com febre. Como nos seres humanos, a febre canina é um mecanismo interno que serve como proteção contra infecção ou doença. Para acalmar uma febre e evitar mais danos internos, é possível dar um comprimido de Paracetamol para o cão. No entanto, é pertinente tomar as medidas adequadas para evitar intoxicações acidentais.

Instruções

A febre canina pode ser acalmada com pequenas doses de Paracetamol (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)
  1. Meça a temperatura do seu cão para garantir que ele está com febre. Ao contrário dos humanos, a temperatura de um cão é obtida através do reto. Pegue um termômetro limpo e coloque-o no reto do cão. Se seu termômetro for digital, a leitura será feita automaticamente. Se for um termômetro manual, espere dois minutos para uma leitura mais precisa. A temperatura normal para cães é entre 37 ºC e 39 ºC, qualquer coisa maior do que isso é considerado febre.

    Loading...
  2. Dê a dose adequada de Paracetamol. De acordo com o site Petplace.com, na dosagem adequada o paracetamol não é tóxico para os cães. No entanto, se for dada em quantidades erradas, ele pode ser fatal. Portanto, calcule a dose adequada antes de administrar. Os cães devem receber de 5 a 10 mg de Tylenol a cada 450g.

  3. Coloque o comprimido misturado com a comida ou dentro de petiscos. Coloque o paracetamol com queijo, manteiga de amendoim ou no biscoito preferido do seu cão para disfarçar o gosto. Cães não costumam consumir pílulas por conta própria, por isso disfarçá-la com alimentos deixará esta tarefa mais fácil, especialmente se a febre do seu cão tem causado a falta de interesse em comer.

  4. Monitore a temperatura e o comportamento de seu cão. Se o Paracetamol estiver fazendo efeito, o comportamento de seu cão deve mudar. A letargia irá diminuir e a energia ficará mais evidente. Verifique a temperatura do seu cão com frequência e compare-a com o comportamento dele para ver se o medicamento está funcionando.

Loading...

Aviso

  • Contate o seu veterinário antes de dar Paracetamol ao seu cão.
  • Embora o Paracetamol seja indicado para cães, grandes quantidades podem ser fatais, portanto, calcule os valores com precisão.
  • Se a febre do seu cão persistir, leve-o ao veterinário ou hospital animal para o tratamento adequado.

O que você precisa

  • Termômetro
  • Comprimidos de Paracetamol
  • Calculadora
  • Queijo, manteiga de amendoim, ou o petisco favorito do seu cão

Referências

Loading ...
Loading ...