Como dar uma rasteira

Escrito por ehow contributor | Traduzido por aline ferreira
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Em situações de autodefesa, uma rasteira é frequentemente um movimento de término da luta. É tirado o equilíbrio do oponente e este não poderá fazer nada até que recobre-o, dando a você uma oportunidade de dar um golpe devastador. Lutadores adoram a rasteira, pois ela é uma oportunidade fácil para ganhar pontos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

    Rasteira frontal

  1. 1

    Veja a oportunidade. A rasteira funciona melhor quando seu oponente tem uma das pernas para frente e seu peso parcialmente colocado sobre ela. Não seja enganado por uma postura de gato disfarçada, em que uma perna está para frente, mas todo o peso de seu oponente está na perna de trás - esta é uma armadilha projetada para trazê-lo mais para perto, antes de dar um chute frontal.

  2. 2

    Mova-se para a frente, ao alcance de seu oponente. Você pode fazer isso facilmente, desferindo um soco enquanto se move, o que forçará seu oponente a bloquear.

  3. 3

    Coloque o pé à frente, próximo ao pé da frente de seu oponente. Seu dedão deve estar quase tocando o calcanhar de seu oponente. Não deixe muito espaço entre seu pé e o do adversário ou ele (a) perceberá o golpe.

  4. 4

    Deslize seu pé na direção do seu outro joelho em um movimento de arco, atingindo o pé de seu adversário abaixo do osso do tornozelo enquanto seu pé ainda está no chão. Use seu pé para levantar o pé de seu oponente do chão.

  5. 5

    Aplique o golpe. Seu adversário balançará os braços dele (a) para recuperar o equilíbrio e não cair, deixando sua cabeça e tronco desprotegidos.

    Rasteira traseira

  1. 1

    Penetre as defesas do seu oponente. Isto é mais facilmente feito usando uma técnica de agarro que imobilize seu adversário tempo suficiente para que você se mova para frente, enquanto seus quadris estão em contato.

  2. 2

    Mova o seu pé da frente para trás do pé de trás de seu oponente. Deve ser o pé direito atrás do pé direito do adversário (ou vice-versa), para que você fique ligeiramente distante do seu oponente, protegendo o centro do seu corpo. Seu calcanhar deve estar em contato com o do adversário.

  3. 3

    Adote uma postura frontal. Sem levantar seu pé do chão, deslize-o subitamente para trás até que ele seja o pé de trás de uma postura frontal. A perna de seu adversário será levantada do chão e ele será desarmado.

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    Leve seu oponente ao chão. Uma vez que ele estiver sem equilíbrio, você pode soltá-lo e deixá-lo cair. Ou você pode persistir e abaixar-se sob o oponente, dando uma chave de braço enquanto desfere um golpe na cabeça ou nas costelas. Você também pode escolher aplicar uma rasteira e então sua postura está em um ângulo de sua posição original, permitindo-lhe girar e arremessar seu oponente.

Dicas & Advertências

  • Recue um pouco o quadril para ajudá-lo a derrubar um oponente mais pesado. Assim que seus quadris entrarem em contato, transfira um pouco do peso para a perna de trás. Tome cuidado para não usar muita força, ou seu oponente dará um passo para recobrar o equilíbrio, possivelmente desequilibrando-o.
  • Muitos estudantes de karatê tentam, erroneamente, atingir a perna do adversário acima do tornozelo quando dão a rasteira e são surpreendidos quando não conseguem. Se você levantar seu pé do chão para aplicar uma rasteira, será forçado a transferir seu peso para a perna de trás, roubando um pouco de força de sua perna da frente. Além disso, você terá que "elevar" a perna que dará a rasteira, o que revelará seu movimento para seu adversário.
  • Uma rasteira frontal lhe dá apenas uma vantagem momentânea. Se você não usar este momento com sabedoria, estará muito perto do seu oponente para se defender, caso ele contra-ataque.
  • Na maioria das disputas por pontos, a rasteira traseira é ilegal, por causa do alto risco de ferimentos.

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