×
Loading ...

Como decorar garrafas de vidro com revestimentos artificialmente envelhecidos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você adora uma aparência antiga e envelhecida de artigos e ornamentos de vidro e metal decorativos, você pode obter esse efeito em suas garrafa de vidro. Basta apenas coletar algumas garrafas com formas interessantes e tratá-las com materiais de arte comuns, para espalhar um pouco de elegância antiga por toda sua casa. Colete as garrafas e siga as instruções abaixo para começar.

Instruções

Coletar algumas garrafas com formas interessantes (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Colete várias garrafas de vidro por onde passar. Existem muitas garrafas com formas interessantes, geralmente utilizadas para o armazenamento de condimentos, álcool, geleias, água e refrigerantes; que podem ser lavadas e guardadas para decorar. Você também pode encontrar garrafas baratas em grandes lojas de artesanato e cerâmica.

    Loading...
  2. Lave e seque todas as garrafas com água quente e toalhas de papel.

  3. Escolha a cor que será o revestimento superior e a que será a base. Quando terminar a pintura, a cor de revestimento superior será a cor dominante da garrafa, enquanto que a cor de base irá aparecer por entre as várias rachaduras na pintura. Normalmente, consegue-se um melhor efeito quando a cor mais clara é usada como a cor de revestimento.

  4. Com um pincel pequeno, pinte toda a garrafa com uma camada uniforme da tinta de base. Se você não pretende colocar uma rolha no gargalo da garrafa, você pode pintar alguns centímetros dentro do gargalo. Lave o pincel imediatamente e espere a tinta secar completamente.

  5. Quando a tinta estiver seca, use o mesmo pincel para aplicar uma camada de verniz craquelê em toda a área pintada. Lembre-se que camadas de verniz mais grossas produzem rachaduras maiores na pintura, enquanto camadas mais finas criam rachaduras finas. A espessura do revestimento sobre a superfície da garrafa pode ser variada para se obter um padrão aleatório. Lave o pincel imediatamente quando tiver acabado e espere que esse revestimento de verniz secar completamente.

  6. Quando o verniz craquelê tiver secado, use um pincel para aplicar uma fina camada da tinta de revestimento em toda a área tratada. Certifique-se de pintar cada parte da garrafa com apenas um pincelada completa; se você pincelar a mesma área várias vezes ou se houver muita tinta no pincel, o efeito das rachaduras não se formará corretamente. Quando toda a área tiver sido revestida com uma fina e uniforme camada de tinta, lave o pincel e espere a garrafa secar completamente.

  7. Utilize a garrafa como um elemento decorativo, quando estiver completamente seca. Janelas e áreas com muita luz se complementam à aparência antiga do acabamento.

Loading...

Dicas

  • Se as instruções ou informações de cada tinta ou verniz não corresponderem com as instruções descritas aqui, siga as instruções da embalagem.
  • Se você quiser lotes antigos de garrafas, peça a seus amigos para guardar garrafas e frascos interessantes para você.
  • Você pode aplicar o verniz craquelê diretamente no vidro e pintar sobre a camada de verniz seca com qualquer tinta para um efeito diferente.

O que você precisa

  • Garrafas de vidro de qualquer forma, tamanho ou cor
  • Tinta acrílica em duas cores diferentes
  • Verniz craquelê
  • Pincel pequeno
  • Toalhas de papel
  • Água
Loading ...
Loading ...