Tipos de dança da cultura chinesa

Escrito por sarah badger | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de dança da cultura chinesa
A dança chinesa pode ser dividida nas categorias folclórica e clássica (K-King Photography Media Co. Ltd/Lifesize/Getty Images)

A dança chinesa existe desde antes dos caracteres chineses escritos mais antigos. Artefatos cerâmicos datados de 4000 A.C. retrata figuras batendo seus pés e entrecruzando braços. Os vestígios sobre danças são uma parte importante das celebrações culturais chinesas, rituais folclóricos e cerimônias religiosas. Vários estilos distintos de dança evoluíram na China ao longo dos anos, e podem ser divididos em dois grupos: folclóricas e clássicas.

Outras pessoas estão lendo

Danças militares e civis

A dança militar evoluiu de maneira diferente da dança civil durante as dinastias Shang e Chou, no primeiro milênio antes de Cristo. Os dançarinos Civis se apresentavam com estandartes de penas para simbolizar os frutos de um dia inteiro de caça e pesca. As danças militares envolviam grandes grupos de bailarinos em movimento de armas para a frente e para trás, em coreografias e movimentos sincronizados, que mais tarde evoluíram para exercícios militares. Essa divisão da dança entre civil e militar reflete os papéis sociais rígidos da época.

Dança folclórica

As danças folclóricas retratam a vida e as histórias de pessoas das 56 tribos existentes na China. Embora cada região e tribo tenha as suas próprias tradições de danças distintas, partilham um estilo comum, vocabulário e sintaxe. Os dançarinos populares criam movimentos fluidos e suaves com as mãos e os braços em movimentos detalhados. Os passos de dança em si são geralmente básicos e simples, mas feitos com muito cuidado, precisão e arte. Os chineses dividem a dança folclórica em cinco categorias distintas com base em seu propósito e temas que retratam: Danças de festas de temporada, danças da vida, danças rituais, danças de crenças e danças baseadas no trabalho.

Dança clássica

Originalmente transmitida na corte imperial, a dança clássica chinesa tem um sistema de treinamento extensivo e técnica precisa. O estilo consiste em três componentes principais: a forma, a postura e as técnicas. Centenas de posições intrincadas do corpo compõem a forma. A postura se refere à expressão interior do bailarino e sua conexão artística com os movimentos. As técnicas incluem um conjunto de movimentos difíceis como saltos, cambalhotas e saltos que os bailarinos clássicos chineses têm executado há milênios. Os dançarinos estudam e treinam por muitos anos para realizar a dança clássica chinesa também.

A dança moderna

A dança moderna e contemporânea na China resiste às limitações das danças clássicas, mas se baseia em seu vocabulário e treinamento. Fortemente influenciada por tendências ocidentais, a dança moderna chinesa permanece caracteristicamente chinesa na incorporação de vocabulário clássico e na ênfase em uma conexão entre mente e corpo. Enquanto a dança moderna chinesa está mais relacionada ao clássico que a dança folclórica, ela ainda é relativamente nova, sem um padrão definido de técnica e forma. Em vez disso, a dança moderna na China se baseia na cultura da China moderna e em métodos inovadores de movimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível