Saúde

O que dedões roxos e dormentes significam?

Escrito por cindi pearce | Traduzido por ashley heart
O que dedões roxos e dormentes significam?

dedos

Image by Flickr.com, courtesy of Toni

Os dedos que estão dormentes e ficam roxos são dedos extremamente frios ou são o resultado de algum problema médico subjacente. Se você estiver tendo problemas recorrentes com dedos dormentes e sem cor, isso precisa de atenção médica.

Outras pessoas estão lendo

Possibilidades

Se você tem uma má circulação, isso pode causar dormência nos seus dedos, o que pode vir acompanhado de parestesias no dedo do pé. Isso inclui sensações de formigamento, queimação, alfinetadas e agulhadas. Danos aos nervos, algumas doenças e machucados podem causar dormência e fazer com que seu dedão mude de cor.

Outras considerações

Quando o seu sapato se ajusta de maneira inapropriada, isso pode resultar em dormência no dedão. Se o seu sapato for muito pequeno, os seus dedões podem estar batendo constantemente contra a sua ponta, o que o machuca. Além disso, um ajuste ruim pode fazer com que seu pé inche. Se quando anda você enrola os seus dedos para baixo, isso vai resultar em traumas nos seus dedos, o que pode incluir dormência.

Neuropatia periférica

Quando um indivíduo é diabético ou um fumante de longa data, pode ocorrer neuropatia periférica, resultando em dormência nos dedões do pé. Esse problema ocorre porque os vasos sanguíneos estão danificados, prejudicando também os nervos.

Lupus and Raynaud

Uma doença chamada lúpus eritematosa cutânea pode fazer com que os seus dedões se tornem roxo-azulados. A descoloração pode ocorrer no nariz, orelhas, calcanhares, dedos e panturrilha, de acordo com o site Dermis.net. Essa doença resulta em um ferimento microvascular induzido pelo frio. Outra patologia que pode resultar em descoloração é a doença de Raynaud, a qual afeta os dedos dos pés e das mãos. A circulação sanguínea diminui nos dedos, o que faz com que a pele mude de cor. Isso pode ocorrer devido à exposição ao frio ou por conta de estresse emocional, de acordo com o Medical-dictionary thefreedictionary.com. Os dedos dos pés ou das mãos primeiramente se tornarão brancos, porque estão privados de oxigênio. Os capilares e as veias respondem a isso se dilatando. Os vasos estão transportando sangue sem oxigênio, o que faz com que aquelas áreas se tornem azuis ou roxas. Com o aquecimento da área, as artérias se dilatam mais e a corrente sanguínea aumenta. A área pode, então, se tornar vermelha brilhante.

Medicação

Os pacientes que tomam a varfarina, que é um anticoagulante oral que previne coagulações sanguíneas, têm relatado possuírem dedos roxos, de acordo com o site Medscape.com. Se estiver tomando essa medicação e notar que seus dedos estão ficando roxos, converse com o seu médico.

Diabete

Os dedos roxos podem ser o resultado da diabetes. Se você for diabético, seus pés e dedos podem revelar o quão bem controlada a doença está. Os sinais de que a sua diabete não está sob controle incluem cãibras nos pés à noite, dedos descoloridos e perda de pelos nos dedos. Além disso, as unhas dos seus pés se tornam mais grossas e descoloridas, de acordo com o site Diabeteshealth.com

Congelamento

O congelamento pode fazer com que os dedos dos seus pés fiquem roxos. Inicialmente, eles podem ficar extremamente brancos, mas quando o sangue volta a fluir, eles podem ficar roxo-azulados e, então, vermelhos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media