Definição de arte abstrata

Escrito por contributing writer | Traduzido por leandro fox
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de arte abstrata
Arte abstrata desafia o espectador a descobrir o seu significado (Abstract background drawn by oil paints image by Friday from Fotolia.com)

Historiadores de arte muitas vezes dividem a arte contemporânea em categorias: arte figurativa, representativa e abstrata. Embora não sejam de modo algum mutuamente exclusivas, arte figurativa é feita com a intenção de representar uma semelhança. Ao pintar um retrato tradicional ou natureza-morta por exemplo, o artista tenta fazer uma cópia do que ele vê diante de si. O artista abstrato é mais preocupado com a captura de um conceito ou sentimento, usando frequentemente simbolismo, ironia, sobreposição, etc. Arte abstrata desafia o espectador a descobrir o seu significado.

Outras pessoas estão lendo

Cubismo

Pablo Picasso é frequentemente citado como o primeiro artista abstrata. Picasso e Georges Braque desenvolveram o método cubista entre 1908 e 1912. "Les Demoiselles d'Avignon" de Picasso, é sem dúvida a mais famosa pintura cubista. O cubismo procurou captar um objeto, ou partes de um objeto, de muitos ângulos ou pontos de vista diferentes de uma só vez.

Expressionismo

Expressionismo também se tornou muito popular nos primeiros anos do século XX. É uma categoria muito ampla, mas geralmente envolve a tentativa do artista em retratar um estado de espírito ou sentimento usando cores, imagens, sombras, pinceladas, etc . Ao invés de criar uma semelhança, os artistas distorcem a imagem para capturar uma idéia, muitas vezes relativa ao sofrimento humano. Vincent Van Gogh e Edvard Munch são exemplos de artistas para o começo do expressionismo.

Dadaísmo e Surrealismo

Dada (1916-1922) foi um movimento de artistas em grande maioria focados em protestar contra a Primeira Guerra Mundia. A filosofia Dada foi niilista, declarando que a arte tradicional não era mais eficaz em sensibilizar pessoas e tornando-se burguesa e vazia. Muitos artistas Dada estabeleceram o Surrealismo na Europa e nos Estados Unidos nas décadas de 1920 e 1930. O Surrealismo foi baseado nos princípios e símbolos da psicanálise freudiana e também em associações livres. Surrealistas acreditavam que podiam fazer arte explorando a mente inconsciente.

Arte conceitual

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos artistas europeus emigraram para a América. Por esta razão Nova York tornou-se o centro de arte moderna em meados do século XX. Em 1950 apresentou-se o Expressionismo Abstrato, uma forma que basicamente acabou com qualquer resquício do figurativo. Artistas como Mark Rothko, Jackson Pollock e Franz Kline são os mais conhecidos praticantes deste estilo. Sua arte foi principalmente focada na cor e métodos de aplicação da tinta. Pollock era conhecido por suas "pinturas gotejadas", onde ele derrama ou escorre tinta sobre a tela e em seguida, a manipula com diferentes ferramentas.

Formas recentes da arte abstrata

A tradição abstrata continuou com artistas pop como Andy Warhol, que utilizou símbolos como a Lata de Sopa Campbell para fazer uma alusão sobre o simbolismo cultural. Minimalismo desconstrói arte até as suas partes fundamentais, com foco em formas, linhas ou objetos específicos. Arte performática e Vídeo Arte são geralmente consideradas como arte abstrata, como grafite, e muitas fotografia também.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível