Definição de feedback do desempenho

Escrito por franki colbert | Traduzido por pedro santos
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Definição de feedback do desempenho
Funcionários. (Three office workers image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Feedback de desempenho permite que as empresas avaliem a performance de seus funcionários. Existem diferentes formas de feedback. As empresas podem implementar medidas de feedback interno ou contratar uma empresa de consultoria externa para reunir e analisar esse feedback de desempenho. Elas podem coletar feedback formal e informal. Colegas, gerentes e clientes podem dar feedback a respeito dos funcionários. Relatórios diretos também podem proporcionar feedback sobre seus gerentes para determinar a eficiência de seus gerentes e seu nível de habilidades gerenciais como um todo.

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Objetivo

Feedback de desempenho ajuda na produtividade da mão-de-obra. O feedback permite que os funcionários compreendem as expectativas da empresa em relação a eles. Ele também identifica o desenvolvimento das áreas em que o funcionário precisa trabalhar para melhorar seu desempenho. Com esses dados, os funcionários têm as informações que precisam para aperfeiçoar seu desempenho no trabalho e continuarem motivados.

Processo

Ao coletar feedback de desempenho, as empresas devem orientar os avaliadores que dão esse feedback. Eles precisarão assegurar que o feedback que proporcionam contém detalhes precisos relacionados especificamente à performance daquele funcionário no trabalho. Eles devem entender que é preciso omitir quaisquer opiniões pessoais ou observações não relacionadas ao trabalho do funcionário. As organizações devem assumir um compromisso de dar feedback com regularidade. Isso ajuda os funcionários a entender a questão e sanar quaisquer problemas assim que possível.

Feedback formal

A linha do tempo para que se colete informações de feedback varia de uma empresa para outra. Sessões de coleta de feedback formal podem ocorrer em ciclos de revisões mensais, trimestrais ou anuais. Quando ocorre uma sessão de feedback formal, os avaliadores documentam o resultado da sessão. Depois de completa, a documentação vai para o arquivo de funcionários do empregador.

Feedback informal

O feedback informal consiste com frequência consiste em conversas entre o avaliador e o funcionário. Essas sessões ocorrem com maior regularidade do que as sessões de feedback formal. Os colegas podem fornecer feedback informal sob a forma de recompensas entre colegas ou reconhecimento verbal. Essa forma de feedback dá ao colaborador uma imediata sensação de desempenho de tarefa e pode ajudar na motivação e responsabilidade.

Medindo feedback

Para disseminar a prática do feedback entre a equipe executiva, os dados de feedback passam por um processo de mensuração. Uma vez que o feedback pode existir formal e informalmente, a empresa determina que tipos de feedback deve incluir nos relatórios e análises. Por exemplo, uma empresa pode escolher excluir comentários de colegas dos relatórios de análise de feedback. Medir o feedback proporciona um retrato nítido do comportamento dentro da empresa e das lacunas no desempenho de todos os funcionários. As informações ajudam no planejamento estratégico e no gerenciamento das atividades da mão-de-obra.

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