Quanto tempo demora para baixar os níveis de triglicérides com óleo de peixe?

Escrito por kimberly tobin | Traduzido por luciana ferraz
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Quanto tempo demora para baixar os níveis de triglicérides com óleo de peixe?
Mudanças na dieta são essenciais para a diminuição dos níveis de triglicérides (Eising/Photodisc/Getty Images)

O tempo que o óleo de peixe leva para baixar os níveis de triglicérides depende de como você incorpora outras terapias para hipertrigliceridemia (altas taxas de triglicérides). O uso de óleo de peixe é recomendado como complemento a uma mudança geral no estilo de vida, o que é a primeira recomendação para baixar níveis de triglicérides. Já que o suplemento de óleo de peixe é recomendado como adjunto ao tratamento, o tempo para que se vejam resultados pode variar conforme as outras ações que adotar.

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Quanto tempo vai demorar?

Ao incorporar outras recomendações de estilo de vida (como mudanças na dieta) na estratégia para baixar os níveis de triglicérides, tomar óleo de peixe em conjunto com uma dieta saudável pode ajudar a diminuir os seus níveis em poucos dias, de acordo com o site da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts.

Ao adotar uma mudança mais gradativa de estilo de vida, como fazer uma dieta com pouca gordura, juntamente com o consumo de óleo de peixe, levará mais tempo para ver os efeitos da diminuição dos níveis de triglicérides, de algumas semanas a meses.

Dosagem recomendada

Como há uma grande variação na quantidade de ácidos graxos ômega 3 em suplementos de óleo de peixe, tome dosagens baseadas no conteúdo de dois ômega 3 principais - ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA). Se seu triglicérides estiver alto (igual ou maior que 200mg/dL), tome um suplemento de óleo de peixe que contenha de duas a quatro gramas (2.000 - 4.000 mg) de EPA e DHA, recomenda a Associação Americana do Coração (American Heart Association - AHA).

Não é necessário tomar a dose toda de uma vez. Divida em duas doses diárias para diminuir alguns dos pequenos efeitos colaterais, que podem incluir um gosto residual de peixe ou irritação estomacal.

Já que tomar altas doses de ácidos graxos ômega 3 pode aumentar o risco de hemorragia (mais de três gramas ao dia, de acordo com as orientações da AHA), sempre consulte um médico antes de começar a tomar o suplemento.

Influências na dieta

"A dieta é a melhor maneira de reduzir triglicérides," diz o Dr. Robert Di Bianco, professor de clínica médica na Universidade de Georgetown e diretor de pesquisa cardiológica no Hospital Adventista de Washington em Takoma Park, Maryland, em um trecho de "O Livro Médico dos Remédios Caseiros" (Doctor’s Book of Home Remedies). "Quando se fala em gordura, quanto menos melhor (na dieta)", ele diz.

Ele recomenda diminuir o consumo de gordura a menos de 30% das calorias diárias para começar, apesar de que "o ideal seria chegar a 20%", ele adiciona. O doutor também recomenda manter o consumo de gordura saturada a menos de 10%.

Para uma abordagem mais gradual, reduza o consumo de gordura a 30% das calorias por um mês, então retorne ao seu médico para checar se houve melhora nos seus níveis de triglicérides. Se houver redução, seu médico provavelmente recomendará que você mantenha a dieta. Se não, reduza seu consumo de gordura para 25% por um mês e veja o que acontece, recomenda DiBianco.

Se você não possuir histórico de doenças coronárias, também pode diminuir seus triglicérides através de fontes alimentícias de óleo de peixe. Coma peixe ao menos duas vezes por semana. Escolha principalmente os tipos gordurosos como anchovas, atum (branco), peixes brancos, carpa, salmão, pompano, peixes azuis, bagre, alabote, arenque, truta, cavala e robalo listrado. Outras fontes de ômega-3 são: semente de linhaça, óleo de linhaça, produtos de soja, legumes, castanhas e vegetais de folhas verdes.

Outras mudanças no estilo de vida

Além de tomar suplementos de óleo de peixe ou alimentos que o forneçam, incorporar os seguintes hábitos pode ajudar a diminuir os níveis de triglicérides:

Pratique atividades físicas regularmente -- ao menos 30 minutos de atividade moderada cinco vezes ou mais na semana.

Consuma quantidades moderadas de carboidratos e gorduras.

Aumente seu consumo de alimentos ricos em fibras.

Reduza o consumo de açúcar.

Evite fast food e alimentos processados ou industrializados.

Evite pular refeições.

Faça escolhas inteligentes de alimentos.

Reduza seu consumo de álcool -- até mesmo pequenas quantidades podem levar a grandes mudanças nos níveis plasmáticos de triglicérides.

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