Conhecimento

Quanto tempo demora para uma equino se curar de cólicas?

Escrito por jamie simpson | Traduzido por fabrício scaramello

Outras pessoas estão lendo

Quanto tempo demora para uma equino se curar de cólicas?

Cólica equina pode ser tratada com algumas horas, se ela for detectada rapidamente

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Perigos da cólica

Cólica em cavalos pode tornar-se fatal rapidamente se o tratamento adequado não for recebido. Ela é causada pelo acúmulo de gases no intestino, que o esticam e provocam uma dor intensa. Se você agir rapidamente, a cólica pode ser amenizada, mas você deve procurar por causas ou sintomas. A maioria dos casos de cólica vai sarar dentro de algumas horas, se você detectar o problema cedo e iniciar o tratamento imediatamente. Se você não tem experiência no tratamento de cólicas, ligue para o veterinário o mais rápido possível. Se seu cavalo está sofrendo muito ou os sintomas não diminuem com o tratamento depois de algumas horas, o veterinário terá que receitar medicamentos e fazer exames minuciosos.

Sintomas da cólica

Pode ser difícil distinguir a cólica de outros comportamentos agitados, então procure por sinais de indigestão grave: se ele estiver batendo em sua barriga, arranhando o chão, alongando-se excessivamente ou com respiração ofegante. Se você ver seu cavalo agindo assim, você pode ter certeza de indigestão está causando isso. Sintomas da cólica são geralmente mais nítidos do que os da indigestão e são frequentemente acompanhadas de batimento cardíaco acelerado, sudorese e olhos vermelhos. Seu cavalo pode deitar-se e recusar a se levantar, ou pode deitar e levantar repetidamente. Ele também pode estar com dores e aparentar estar com medo, agravando o problema.

O que fazer se você suspeita que seu cavalo esteja com cólica

Se você suspeitar que seu cavalo esteja com cólica, observe por alguns momentos seu comportamento antes de chamar o veterinário. Se você puder, verifique sua temperatura, pulso e respiração. Verifique também se as gengivas do seu cavalo estão desidratadas. O seu veterinário irá perguntar se houveram mudanças na dieta do seu cavalo nos últimos dias e se ele está bebendo água normalmente. Leve toda a ração para longe do estábulo e não deixe-o morder a cama. Leve-o para andar ao redor do celeiro ou uma área livre, onde ele não vai se machucar se decidir rolar no chão.

Condições necessárias para o tratamento

Como podem haver complicações graves provenientes da cólica, você deve manter um olhar atento sobre o seu cavalo por vários dias após os sintomas terem desaparecido. A diarreia é um efeito colateral comum. Certifique-se que ele tem muita água limpa e permita-o pastar ao invés de dar grãos e feno. A prevenção é sempre o melhor remédio. Permita que o seu cavalo paste, dê ração e grãos apenas quando necessário e mantenha os vermes longe dando vermífugos regularmente para ajudar a repelir quaisquer cólicas e problemas intestinais futuros.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media