Mais
×

Como descer escadas em uma cadeira de rodas

Atualizado em 23 março, 2017

As rampas não estão sempre disponíveis, por isso, os cadeirantes devem desenvolver uma técnica para serem capazes de subir e descer escadas a fim de manterem a liberdade de circulação e de acesso a todos os locais. Existem algumas dicas gerais que podem ser utilizadas para manobrar uma cadeira de rodas em escadas, algumas mais fáceis do que os outras.

Instruções

Aprenda algumas dicas para subir e descer escadas em cadeira de rodas (Spike Mafford/Photodisc/Getty Images)

    Com ajudantes é melhor

  1. Peça para duas pessoas ajudarem. Embora necessitar de assistência não é a solução ideal para uma pessoa que busca a independência, utilizar a ajuda de duas pessoas fortes para descer as escadas é o modo mais seguro de se movimentar.

  2. Aponte a frente da cadeira em direção à escada e posicione uma pessoa na frente e outra atrás. Incline a cadeira ligeiramente para trás na direção da pessoa na retaguarda que pode segurar os pegadores presentes na parte de trás da cadeira. O assistente que está na frente deve agarrar uma peça estável da cadeira, como a que fica entre as hastes e os descansos para os pés.

  3. Desça as escadas, uma de cada vez, quando as duas pessoas estiverem prontas. As rodas devem fazer a maior parte do trabalho. O cadeirante pode ajudar a diminuir o movimento das rodas deslizando as mãos sobre as laterais e segurando para garantir que a cadeira não se mova muito rapidamente, fazendo com que os ajudantes percam o equilíbrio.

    Independentemente, se for necessário

  1. Desça sem ajuda com a cadeira de rodas pelas escadas apenas se for forte o suficiente para segurar as rodas e mantê-las no lugar enquanto se inclina para trás, sem cair. Idealmente, você deve tentar descer as escadas sozinho apenas quando há corrimãos resistentes, um de cada lado.

  2. Segure nos corrimãos com as mãos enluvadas e incline a cadeira ligeiramente para trás. Deixe as rodas se moverem descendo cada degrau enquanto reposiciona as mãos para se manter na vertical. As cadeiras de rodas normalmente têm braços fortes e devem ser capazes de aguentar alguns degraus nesse modo.

  3. Ande perto de um corrimão resistente se as escadas forem muito grandes para se agarrar dos dois lados. Segure a roda exterior com uma mão, enquanto o outro braço estiver ocupado com o corrimão. Vire o seu corpo ligeiramente para a barra de apoio se o seu braço livre não for forte o suficiente para suportá-lo em cada degrau. Desça as escadas movendo as suas mãos uma sobre a outra e utilizando o peso do corpo para inclinar-se ligeiramente para trás na cadeira.

Dicas

  • Se você tiver apenas um ajudante, peça para ele segurar os pegadores localizados atrás para dar assistência, se ele for forte o suficiente. Se ele não conseguir suportar o seu peso, sua ajuda pode ser melhor aproveitada ao guiar a frente da cadeira, enquanto você segura as duas rodas para evitar que a cadeira deslize para frente muito rapidamente.

Aviso

  • Sempre incline a cadeira ligeiramente para trás para evitar cair, não importa se você tiver ajuda ou estiver se virando sozinho.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article