Mais
×

Como descobrir a causa da dor nas costas de uma criança

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A dor nas costas é comum em adultos, porém as crianças estão indo ao médico com mais frequência queixando-se dessa dor. Problemas com a coluna, como escoliose, podem causar dor nas costas. Condições médicas não relacionadas com a coluna vertebral, como problemas renais, também podem ser a causa dessa condição de uma criança. Uma dor pode ter sido causada devido a lesões feitas por esportes ou trauma. É importante encontrar a causa da dor nas costas de uma criança, para que o tratamento possa ser iniciado.

Instruções

Descubra a causa da dor nas costas de uma criança
  1. Consulte um especialista em ortopedia pediátrica. Ele fará um exame físico para verificar se há anormalidades estruturais no alinhamento da coluna vertebral. Um histórico médico também será feito. O médico verificará a postura do seu filho e realizará exames para verificar se há danos aos nervos nas costas.

  2. Reveja os sintomas. A dor nas costas pode ser acompanhada por outros problemas, como mudanças na postura ou dor no pescoço e nos ombros. Peça para o seu filho descrever a dor. Pergunte se é uma queimação ou pontadas. Lembre-se de quando a dor começou e determine se ela está piorando.

  3. Identifique condições médicas graves. Algumas delas, como tumores, podem causar dor nas costas. Apesar de não serem comuns, é essencial descartar os problemas sérios. Determine se a criança teve febre ou dificuldade para caminhar. Outros sintomas a levar em conta são dormência nas pernas ou problemas em controlar os intestinos ou a bexiga.

  4. Faça os exames necessários. O pediatra provavelmente pedirá uma série de raios-X e, possivelmente, uma cintilografia óssea. Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética também pode ser pedida para obter informações mais detalhadas. O médico pode decidir que é necessário fazer um exame de sangue para descartar uma infecção. Converse com seu filho e explique os exames ou procedimentos que ele terá que passar para ajudar a aliviar os medos.

  5. Determine se a mochila do seu filho é muito pesada. Muitas crianças estão tendo problemas com as costas por carregar uma mochila muito pesada. Procure alterações da postura quando a criança caminhar com ela. Ombros arredondados e dor no pescoço também são sintomas que indicam que a mochila de uma criança pode estar muito pesada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article