Mais
×

Como descobrir a quantidade de cloro em água engarrafada

Atualizado em 22 novembro, 2016

O cloro é rotineiramente usado como um agente purificador na água. Adicionar cloro em fontes de água mata a maioria das bactérias causadoras de doenças, mas muitas pessoas têm preocupações sobre os possíveis danos causados pelo uso contínuo desse químico. Para evitar beber água clorada, muitas pessoas recorrem à água engarrafada, esperando ficarem livres de patógenos e aditivos. Para ter certeza de que sua água engarrafada é livre de cloro, é possível testar a presença da substância nela.

Instruções

Espera-se que a água engarrafada seja pura (Bottles of mineral water with a glass. Isolated image by mashe from Fotolia.com)
  1. Compre as tiras de teste para cloro de um fornecedor de materiais para testes químicos. Essas tiras não são caras e provavelmente durarão bastante tempo. Certifique-se de comprar tiras de teste classificadas para água de beber, já que essas serão mais sensíveis do que as usadas para testar a água de piscinas ou outro tipo de água clorada.

    Não compre tiras destinadas para àgua de piscinas (piscine image by Ploum1 from Fotolia.com)
  2. Faça uma anotação na etiqueta na primeira vez que você abrir a embalagem das tiras. As tiras de teste normalmente têm um prazo de validade uma vez que a embalagem for aberta. Os resultados obtidos após o vencimento não são precisos.

  3. Abra uma garrafa de água que você queira testar. Use uma garrafa nova, para ter certeza de que não foi contaminada com nada. Se estiver testando a água de uma garrafa pequena, pode usá-la do jeito que está. Se desejar testar a água de uma garrafa grande, pode ser melhor colocar um pouco de água em um copo para testá-la. Certifique-se de que o copo não foi contaminado por cloro de outro lugar, como água da torneira. Se estiver completamente seco, deve estar adequado para o uso.

    Você pode colocar a água em outro recipiente para testar (pouring water from a PVC bottle image by Maciej Mamro from Fotolia.com)
  4. Mergulhe a extremidade da tira de teste na água. Certifique-se de usar a extremidade com o reagente (a parte que reage ao cloro), já que a área de teste é frequentemente pequena e pode não ser imediatamente óbvio qual lado deve ser usado. Não toque o reagente, pois isso irá invalidar os resultados do seu teste.

  5. Remova a tira da água e espere a quantidade de tempo especificada na embalagem. Isso pode variar por marca, então sempre verifique para ter certeza de que você cronometrou corretamente. A cronometragem incorreta pode levar a resultados imprecisos. Um cronômetro pode ajudar a ser mais preciso nesse passo.

    Um cronômetro pode ajudar com a contagem do tempo (minuteur image by Danielle Bonardelle from Fotolia.com)
  6. Leia os resultados do teste ao comparar a cor da sua tira à etiqueta na embalagem. Haverá uma escala mostrando quanto cloro cada cor representa. Encontre a cor que combine com a sua tira de teste e você será capaz de ler quanto cloro há na água engarrafada que está testando.

    As embalagens das tiras de teste mostram uma variedade de resultados e atribuem um valor a cada cor (medical test image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Dicas

  • Procure testar diferentes marcas de água engarrafada e compará-las. Você pode descobrir que os resultados variam bastante.

Aviso

  • Não mexa nas tiras de teste pela extremidade com reagente, já que isso pode fazer com que a leitura seja inválida. A cronometragem também é muito importante, pois se os resultados forem lidos muito cedo ou muito tarde eles não serão precisos.

O que você precisa

  • Tiras de teste para cloro
  • Água engarrafada
  • Copo pequeno
  • Cronômetro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article