Desvantagens de adotar a teoria comportamental da saúde

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por jessica araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens de adotar a teoria comportamental da saúde
A teoria comportamental da saúde foi desenvolvida como um meio de ensinar atividades saudáveis (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A teoria comportamental da saúde é uma combinação da teoria comportamental social e de aprendizado. A ideia é que as pessoas querem ser saudáveis, mas seu comportamento pode falhar ao tentar fazer as mudanças necessárias para isso. Essa teoria sugere métodos que médicos podem usar para informar seus pacientes sobre importantes questões relacionadas à saúde, enquanto os ajudam a mudar seus comportamentos básicos para alcançar uma vida mais saudável.

Outras pessoas estão lendo

Modelo de saúde

Esse sistema foca em comportamentos relacionados à saúde e escolhas do indivíduo, fundados nas atitudes e crenças da própria pessoa. Isso inclui a falta de vontade do indivíduo em acreditar que ele pode estar suscetível a infecções e as atitudes que são tomadas baseadas nisso. Infelizmente, as opiniões de um indivíduo podem competir com outras em significância e poder de controle, o que pode tornar essa técnica questionável em alguns comportamentos. Por exemplo, uma pessoa pode estar alerta e preocupada com os efeitos negativos do ato de fumar, mas, como resultado do hábito, não ser capaz de parar com o vício.

Terapia Cognitiva Social

A terapia cognitiva social explora a interação entre indivíduos e fatores ambientais, pessoais e comportamentos que afetam a mudança de ideia sobre a saúde. Essa terapia usa técnicas de aprendizagem, como observação e aprendizado direto, para ganhar conhecimento a respeito de vários assuntos relacionados à saúde. Infelizmente, essa terapia falha ao depender de auto-eficiência: a habilidade de automotivação e responder à uma tarefa proposta. Por exemplo, uma pessoa pode ter a auto-eficiência de começar um programa de ginástica, mas não para mudar seus hábitos alimentares.

Modelo de Processamento de Informação do Consumidor

O modelo de processamento de informação do consumidor considera a relação entre informação e conhecimento. A ideia é que você pode dar informações individuais, mas elas precisam ser processadas e entendidas antes de tornarem-se conhecimento. Similarmente, você pode oferecer informação relacionada à saúde às pessoas, mas elas precisam entender a relação que tem com essa informação antes de mudar seu comportamento. Esse modelo sugere que você deve fornecer informação de uma forma familiar e fácil de entender, fazendo-a acessível. Infelizmente, a disponibilidade de informações sobre saúde não atende a esse quesito: falha em prover motivação e fácil entendimento às pessoas que vão ler.

Modelo transteórico

Essa teoria sugere que as pessoas passam por fases diferentes de aceitação de uma informação. A teoria segue a disposição das pessoas desde a fase de pré-contemplação, em que elas não têm conhecimento do problema. Infelizmente, o modelo não fornece um guia que descreva como um indivíduo se move de um estágio para outro e a teoria admite que mudanças de estágios podem ser esporádicas. Por exemplo, um indivíduo pode passar de intenção de mudar o comportamento para o planejamento de alterar e, em seguida, retornar para apenas uma intenção sem aviso prévio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível