As desvantagens das sacolas plásticas

Escrito por ron augustine | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As desvantagens das sacolas plásticas
Apesar de serem baratas e práticas, as sacolas plásticas prejudicam severamente o meio ambiente (Ron Prendergast)

As sacolas plásticas podem ser baratas e fáceis de usar, mas elas não são saudáveis para o planeta. Este artigo explica alguns dos problemas que esses objetos causam e o que pode ser feito para compensar seus danos.

Outras pessoas estão lendo

Significância

As sacolas plásticas não são reutilizáveis, o que significa que não podem ser facilmente recicladas como as sacolas de papel. Elas são feitas de petroquímicos, que é o que as torna não renováveis e um risco à saúde do planeta. Elas duram centenas de anos, e permanecem todo esse tempo causando danos ao habitats naturais e matando animais por fazer com que eles as comam pensando ser comida. Quanto mais sacolas plásticas as pessoas usam, maiores são as chances de danos ao meio ambiente.

Efeitos

Se não forem devidamente descartadas, as sacolas plásticas podem ser devastadoras para a vida animal. O DEFRA (sigla em Inglês para Departamento para Assuntos Rurais e Alimentícios) relata que 1,678,900 toneladas de embalagens plásticas estavam entre o fluxo de resíduos do Reino Unido em 2001. Devido ao fato das sacolas plásticas não se degradarem rapidamente, elas se acumulam mais na paisagem natural do que um material mais degradável como o papel se acumularia. O Marrickville Council relata que mais de 100,000 baleias, tartarugas e pássaros morrem todo ano em resultado do plástico presente no seu ambiente.

Sufocamento

Bebês e crianças pequenas têm morrido ao brincarem com sacolas plásticas. Todo ano, o Consumer Product Safety Commission (Comissão de Segurança do Consumidor) recebe cerca de 25 relatos de mortes de crianças relacionadas com sacolas plásticas. Devido ao material fino e hermético, crianças podem facilmente bloquear suas bocas e narinas e sufocarem.

Prevenção/Solução

Abster-se do uso de sacolas plásticas tanto quanto possível irá reduzir as chances de morte acidental de crianças, além de reduzir também a quantidade de lixo plástico no meio ambiente.

Tipos

Os três tipos de sacolas plásticas que causam a maior parte dos danos são os sacos de limpeza a seco, sacos de lixo e sacolas de supermercado.

Visão de especialista

Alguns especialistas querem banir completamente o uso de sacolas plásticas. Na cidade de Los Angeles, EUA, assim como em alguns estados do Brasil, o uso de sacolas plásticas em supermercados já é ilegal. O governo Britânico vê as sacolas plásticas como um símbolo para uma sociedade descartável. Eles alegam, "(As sacolas plásticas) são uma causa significante da poluição... A maior parte das 13 bilhões de sacolas que são usadas a cada ano, termina nos aterros.

Alternativas para as sacolas plásticas

Sacos de lona são uma alternativa inteligente para o plástico. A lona pode ser lavada e reutilizada, e dura uma média de até 10 anos. Levar com você algumas sacolas de lona para o supermercado irá reduzir grandemente o número de sacolas plásticas no meio ambiente. As sacolas de papel não são tão benéficas para o meio ambiente quanto as sacolas de lona, mas são recicláveis. Crianças tampouco podem se sufocar com sacolas de papel. Se você for criativo, você pode transformar uma sacola de plástico velha em artesanato (veja a seção Recursos).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível