As desvantagens de terceirizar as funções de RH

Escrito por wendy reynolds | Traduzido por elia regina previato
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As desvantagens de terceirizar as funções de RH
A terceirização pode causar um impacto negativo nos funcionários (two businessmen shaking hands image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Terceirizar as funções de recursos humanos pode economizar tempo e dinheiro. No entanto, também pode fazer com que os empregados se sintam desconectados da empresa. De acordo com um estudo de agosto de 2008, realizado pela Sociedade de Gestão de Recursos Humanos (SHRM), as funções de RH mais comumente terceirizadas são a verificação de antecedentes, os programas de assistência ao empregado e as contas de despesas flexíveis. Enquanto a terceirização dessas funções pode não causar uma desunião entre os funcionários, as empresas têm a opção de terceirizar outras que a poderiam causá-la. Ao decidir quais terceirizar, é importante pesar as desvantagens.

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Perda do fator humano

De acordo com o mesmo estudo da SHRM de agosto de 2008, a perda da interação cara-a-cara é a maior desvantagem da terceirização. Os funcionários querem um rosto familiar quando têm problemas de RH e substituir um ser humano por um número de 0800 para ligar não é uma troca positiva. Por exemplo, ao responder a perguntas de natureza pessoal ou discutir uma possível aposentadoria, a maioria das pessoas se sente mais à vontade para falar pessoalmente. Os funcionários querem se sentir seguros com as suas informações e decisões pessoais.

Escalada dos custos

A economia nos custo é muitas vezes considerada uma vantagem da terceirização. Entretanto, o estudo da SHRM descobriu que 28% das empresas relataram aumento em seus custos devido à terceirização. Ela também pode levar mais tempo, especialmente no início, pois é necessário aceitar e avaliar as propostas para depois delinear os processos e colocá-los em prática e esse período de transição pode custar caro.

Competência interna

Terceirizar as funções de RH desencoraja o desenvolvimento de competências internas. O estudo da SHRM de agosto de 2008, descobriu que 43% das empresas pesquisadas preferem desenvolver seus próprios empregados, em vez de contratar um terceirizado para trabalhar para eles. A terceirização de funções importantes de RH, como treinamento e desenvolvimento dos funcionários pode impedir seus funcionários de RH de realizar seus próprios objetivos de carreira. Por exemplo, a contratação de um terceirizado para realizar a segurança ou o treinamento de conformidade, poderia impedir um profissional de RH de aprender algo novo e desafiador.

Mudança na cultura da empresa

A terceirização pode mudar definitivamente a cultura da empresa. Ela pode conduzir a um distanciamento entre o RH e os empregados, o que leva a problemas de confiança. A terceirização de determinadas funções de pessoal, tais como verificações de antecedentes e histórico de empregos ou triagem de currículo, podem não ter impacto sobre a cultura. No entanto, funções mais pessoais, tais como treinamento e orientação de novos funcionários ou o processo de preparação para a aposentadoria, podem mudar drasticamente a visão da empresa.

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