Por quanto tempo devo usar o tratamento para EPM em cavalos?

Escrito por kimberly decosta | Traduzido por larissa frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por quanto tempo devo usar o tratamento para EPM em cavalos?
Muitos cavalos continuam a viver saudável e produtivamente após serem tratados pela EPM (horse-riding in nature image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

EPM, ou mieloencefalite protozoária equina, é uma doença neurológica que é tratável, mas nem sempre curável em cavalos. Apesar de ser difícil e cara de diagnosticar e tratar, muitas drogas e opções alternativas estão disponíveis. EPM possui muitos sintomas possíveis. Se perceber que seu cavalo está sem equilíbrio, perdendo músculos, comportando-se como se estivesse cansado ou tropeçando mais que o normal, entre em contato com o veterinário para fazer um teste de EPM. As chances de uma recuperação completa dependem da quantidade de dano sofrida nos nervos pelo animal, assim como da rapidez do diagnóstico e início do tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Pirimetamina/trimetoprim/sulfadiazina

A combinação de sulfadiazina, trimetoprim e pirimetamina é um tratamento pioneiro para EPM. Leva o maior período de tempo para beneficiar o cavalo quando comparada a outras drogas: aproximadamente de três a sete meses dependendo da severidade dos sintomas e da velocidade do diagnóstico. Essa combinação de drogas ocasionalmente causa anemia no animal devido à inabilidade de absorver o ácido fólico. Está disponível em várias farmácias de manipulação na forma de pós com sabor para facilitar a administração.

Protazil

O protazil (diclazuril) é uma opção de tratamento relativamente segura, que não mostrou efeitos adversos nos ensaios clínicos. Ele é administrado por 28 dias e mais exames são realizados para testar a eficácia da droga no cavalo. Embora seja umas das opções mais caras de tratamento, o protazil vem em uma forma de bolas de alfafa de fácil de administração que você pode colocar sobre a comida do animal.

Marquis

Marquis (ponazurilo) é um herbicida seguro em altas doses em cavalos e outros mamíferos. É administrado por 28 dias na forma de uma pasta oral. O cavalo é retestado após o tratamento para verificar se o protozoário da EPM foi morto. Se o cavalo tiver uma recidiva, uma segunda fase do tratamento começa. Para os primeiros quatro dias de tratamento da recidiva, uma dose muito mais alta é dada e uma dose de manutenção é recomendada nas semanas restantes. Considere adicionar gordura extra na dieta do seu cavalo para auxiliar na absorção do marquis.

Terapias alternativas

Várias opções de tratamentos alternativos podem complementar uma abordagem medicinal tradicional para o EPM. A vitamina E promove a regeneração de células nervosas saudáveis. O colostro adiciona apoio ao sistema imunológico. A acupuntura pode ser útil durante e após o tratamento para manter o sistema imunológico estável e o equilíbrio emocional. Pau d'Arco é uma erva que acredita-se que aumenta a defesa do sistema imunológico, desintoxica o corpo e ajuda a combater infecções. Uma colher de chá ou de sopa da erva diariamente é suficiente para o uso a longo prazo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível