on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Diagnóstico e tratamento de doença de Lyme canina

A bactéria chamada Borrelia burgdorferi, encontrada em carrapatos e transferida deles para os cães pelas picadas, causa a doença de Lyme canina ou borreliose. Segundo a obra "Dog Owner's Home Veterinary Handbook" (Manual Veterinário Caseiro do Proprietário de Cães), de Debra M. Eldredge, DVM, et al; 2007; nem todos os cães picados por carrapatos infectados contrairão a doença.

Os cães contraem doença de Lyme pelas picadas de carrapatos (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Concepção errônea

Tendo em vista que os sintomas da doença de Lyme canina são coxeadura e edema articular, muitos proprietários pensam que seus cães têm artrite e não procuram obter um diagnóstico ou tratamento apropriado. A instituição americana Mar Vista Animal Medical Center observa que a febre só ocorre em alguns cães contaminados.

Loading...

Testes

Um veterinário fará exames de sangue e testes do fluido articular para diagnosticar a doença de Lyme canina. Serão necessários dois resultados de testes, uma vez que o primeiro muitas vezes é um falso positivo.

Vacinação

Segundo a Universidade de Cornell, cães vacinados contra doença de Lyme precisam fazer dois exames específicos, o chamado ELISA (ensaio imunoenzimático) e o Western blot (para detecção de proteínas virais) canino.

Medicações

O tratamento da doença de Lyme canina inclui o antibiótico doxiciclina ou amoxicilina. O cão tomará os antibióticos por duas a quatro semanas.

Período de tempo

Os cães começam a mostrar sintomas meses após serem picados por um carrapato. Segundo o Mar Vista Animal Medical Center, os antibióticos devem tornar o cão mais saudável em apenas 48 horas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...