Saúde

Diarreia infrequente com sangue esporádico em gatos

Escrito por angela brady | Traduzido por ana olson
Diarreia infrequente com sangue esporádico em gatos

Diarreia em gatos pode ser um sintoma de uma doença simples ou séria

cats image by Zbigniew Nowak from Fotolia.com

Diarreia infrequente em gatos pode ser causada por uma simples dor de estômago, ou pode ser um sintoma de uma doença grave subjacente. Pode ser difícil observar diarreia em gatos que passam tempo do lado de fora, mas a pele manchada sob a cauda e limpeza frequente do ânus são sinais claros. Fezes com sangue esporádico podem ser preocupantes, mas pequenas quantidades de sangue podem ser apenas o resultado de uma inflamação leve. O veterinário deve ser contatado em caso de grandes quantidades de sangue, e seria de grande utilidade levar uma amostra para testes.

Outras pessoas estão lendo

Dor de barriga

Os gatos são comedores exigentes, mas de vez em quando podem comer algo que não deveriam. Lixo, roedores e algumas plantas podem causar uma dor de estômago que pode levar a diarreia. Além disso, gatos não são capazes de digerir a lactose do leite e seus derivados. Alguns alimentos felinos mais baratos contêm corantes ou outros aditivos que podem causar problemas em alguns gatos, e uma mudança na dieta regular pode levá-los a ter problemas ocasionais.

Parasitas

Parasitas intestinais podem causar diarreia, e casos graves muitas vezes produzem fezes com sangue. O culpado mais comum é a ancilostomíase, que se prende ao revestimento do intestino e se alimenta do sangue do animal. A ancilostomíase pode ser transmitida da mãe para os fetos, mas é mais comumente transmitida através do contato com um ambiente previamente infectado. Se não tratada, pode causar anemia e até a morte em gatos muito jovens ou velhos.

Diarreia crônica

A diarreia é um dos principais sintomas de várias doenças crônicas. A insuficiência renal é uma das principais causas de morte em gatos idosos, e a diarreia geralmente é um dos primeiros sinais visíveis da doença, juntamente com a perda de peso rápida. O vírus da imunodeficiência felina (VIF) é frequentemente encontrado em gatos de rua e em gatos que passam muito tempo fora de casa, e é transmissível pelo sangue e saliva. Como o VIF enfraquece progressivamente o sistema imunológico do gato, diarreia frequente é uma ocorrência comum.

Tratamentos caseiros

Se a diarreia ocorre com pouca frequência, é mais provável que seja apenas um caso de dor de estômago. Experimente não alimentar o animal por 24 horas, e então introduzir gradativamente pequenas quantidades de comida sem tempero. Arroz branco misturado com frango cozido, ambos sempre sem nenhum tipo de tempero, é uma combinação comumente usada, já que o arroz firma as fezes e é de fácil digestão, enquanto o frango fornece a proteína necessária sem um alto teor de gordura que pode agravar o problema.

Quando contatar o veterinário

Se a diarreia for acompanhada por vômitos frequentes, febre, letargia ou grandes quantidades de sangue, é necessário consultar um veterinário imediatamente. Se a diarreia persistir após a ingestão de alimentos sem tempero, ou se o gato se recusar a comer, o veterinário deve ser consultado, já que estes sintomas podem ser um sinal de um problema mais grave subjacente. A diarreia causada por parasitas intestinais é facilmente tratada com um vermífugo líquido cedido pelo veterinário, mas os casos de diarreia crônica requerem um exame de sangue para determinar a causa e o tratamento necessário.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media