×
Loading ...

Dicas para um cachorro com ciúme de um filhote

Apesar dos cachorros serem espécies sociáveis, nem todos se dão bem uns com os outros. Um cão adulto que tem a atenção do seu dono pode ficar com ciúmes quando aparece um filhote que rouba um pouco dessa atenção. Os cachorros podem demonstrar o ciúme de diversas maneiras. Alguns ficam agressivos com o filhote, enquanto outros ignoram o animal completamente, a tal ponto de deixar o espaço quando o mais novo tenta brincar.

Se um cachorro tem ciúme de um filhote, o resultado pode ser assim (Apple Tree House/Lifesize/Getty Images)

Introdução

De maneira a reduzir o ciúme de um cão mais velho em relação a um mais novo, faça com que ambos se conheçam em um território neutro. Segundo a “The Dog Bible”, não traga o filhote para casa, isso fará com que o mais velho enxergue como uma invasão de espaço. Se o mais novo deve ser levado diretamente para casa arranje antes um encontro em outro lugar. Veja se isso pode ser feito na calçada ou no quintal de um vizinho amigo. Mantenha ambos os animais nas coleiras.

Loading...

Passando um tempo com o cachorro

Os filhotes recebem muita atenção, parcialmente porque eles precisam de bastante supervisão. Essa situação pode deixar o cão residente ciumento ou chateado. Tenha certeza de passar um tempo interagindo com ele, só você e o seu cachorro. Isso deve acontecer, no mínimo, 10 minutos por dia. Leve o animal para uma caminhada ou em um parque. Não leve o filhote junto. Dê ao cachorro uma guloseima especial e deixe-o comê-la em paz, sem ter o mais novo implorando ou tentando roubar.

Alimente o cachorro primeiro

Os cães são descendentes dos lobos e compartilham comportamentos similares. Dominantes, os lobos alfa são os que comem primeiro no grupo. O cão mais velho deve ser tratado dessa forma pelo filhote. Uma forma de mostrar ao mais novo quem manda é alimentando-o por último. Apenas coloque a comida dele depois, mesmo que a diferença de tempo seja de uma fração de segundo. Quando der as guloseimas, dê ao cão mais velho primeiro.

Equívocos

Os cachorros, inevitavelmente, rosnam e batem nos filhotes. É assim que eles ensinam quem manda por ali. Não grite ou bata no animal por demonstrar tal comportamento. Cães e filhotinhos podem brigar, mas ao menos que o mais novo esteja uivando de dor, pelos sejam arrancados ou ocorra o aparecimento de sangue, não há razão para separá-los. De acordo com “The Dog Bible”, os cachorros têm esse tipo de comportamento para estabelecer uma hierarquia no grupo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...