Mais
×

Dicas ao cortar sancas com uma caixa de esquadria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As sancas são similares aos rodapés, ambos são feitos de madeira ou materiais compostos e criados através de um processo de fresagem. Os dois são instalados ao longo da parede, porém enquanto os rodapés estão próximos ao chão, as sancas estão próximas ao teto. Caso queria utilizar uma caixa de esquadria para cortá-las, tome conhecimento antes, de algumas coisas importantes.

Uma caixa padrão de esquadria é suficiente para cortes simples de 90 graus (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Entalhes da caixa de esquadria

Se precisar fazer cortes simples de 90 graus nas sancas, é possível realizá-los em uma caixa padrão de esquadria. No entanto, caso necessitar de cortes mais largos ou estreitos, será preciso adicionar entalhes em locais apropriados, para permitir que a serra corte no ângulo correto. Este é um procedimento bastante complicado, e será necessário usar uma serra e um compasso. É preciso medir primeiro o ângulo na parede, para poder determinar o local correto de se fazer os entalhes.

Cortando as sancas

Para cortar as sancas, posicione-as de cabeça para baixo e com a parte de trás na caixa. O corte delas é justamente o contrário dos rodapés, em que se corta com o lado direito para cima e da parte da frente para trás.

Afie sua serra

Certifique-se que a serra está afiada antes de cortar as sancas. Uma serra sem corte fará cortes e danos na parte frontal da peça, deixando uma péssima aparência ou exigindo reparos significantes.

Terminando o corte

Termine o corte utilizando uma serra de rolagem ou outro serrote, para marcar na sanca o local onde a próxima peça encaixará. Assim, as duas peças encaixarão perfeitamente. Uma régua guia para ferramentas pode ajudar nessa etapa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article