Dicas para entrevistas para garçom

Escrito por michelle renee | Traduzido por josé geraldo rabello petite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para entrevistas para garçom
Entrevistas bem sucedidas para garçom podem ser alcançadas (la rencontre image by Yves Damin from Fotolia.com)

Às vezes a parte mais difícil de um novo emprego em um restaurante é passar na entrevista. Há diferentes temas e atmosferas que diferenciam um restaurante do outro, como um local cinco estrelas e um bar ou lanchonete local, o que leva uma entrevista para garçom a variar em relação à atitude e requisitos. Seguindo algumas dicas básicas, é possível passar por uma entrevista de emprego para qualquer tipo de estabelecimento com pouca dificuldade.

Outras pessoas estão lendo

Faça um currículo

Embora um currículo não seja sempre necessário, ele causará uma boa impressão. Muitos estabelecimentos de alto padrão e comidas finas solicitarão que você apresente um currículo durante a entrevista, com um resumo de suas habilidades e experiência profissional. Em alguns casos, para restaurantes mais casuais, como bares, lanchonetes e pubs esportivos, o currículo pode não ser necessário, mas ao apresentá-lo você transmitirá a impressão de que é organizado, responsável e sério em relação ao seu trabalho e objetivos profissionais.

Dicas para entrevistas para garçom
Um bom currículo demonstra profissionalismo (resume image by Danil Vachegin from Fotolia.com)

Formulários ou testes completos e claros

Independente de apresentar ou não um currículo, uma parte importante da entrevista é o preenchimento da candidatura à vaga. Assegure-se de preencher completamente cada campo. Deixar campos em branco pode significar falta de consciência, que refletirá no seu trabalho. Faça letras claras e legíveis para assegurar que a sua informação seja passada com precisão para o entrevistador. Como um garçom ou garçonete, você poderá ser solicitado para escrever pedidos aos chefes de cozinha, cozinheiros e membros da equipe. Assim, uma boa caligrafia é um fator importante de avaliação. Assegure-se de que todas as datas, nomes de contato e números de telefones estão corretos. Levar algumas anotações geralmente ajuda.

Dicas para entrevistas para garçom
Preencha completamente o formulário de candidatura (signing image by timur1970 from Fotolia.com)

Obtenha certificados

Se possuir certificados especiais, mencione-as durante a entrevista. A maioria dos donos de restaurantes e administradores preferem funcionários que levam à sério o trabalho e o estabelecimento, mantendo um alto padrão de serviço, e se educam voluntariamente em relação aos procedimentos do ramo. Certificados em processos de higienização, cuidados com álcool ou cursos relacionados com o ramo de alimentação deverão ser apresentados e poderão ajudar a passar na entrevista. Se não possuir nenhum tipo de treinamento específico ou certificado, mas tiver tempo disponível para frequentar aulas antes da entrevista, assistir aulas online para obter certificados ou outros cursos relacionados ao trabalho poderá ser útil no processo de seleção para o cargo.

Dicas para entrevistas para garçom
Certificados em sanitização e cuidados com álcool ajudam em uma entrevista (Blank award certificate form image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)

Aparência apropriada

Tenha em mente que você só possui uma chance de dar uma boa primeira impressão e sua aparência tem muito a ver com isso. Os garçons estão sempre em contato direto com os clientes e representam o restaurante, de forma que devem estar bem vestidos e limpos durante todo o tempo, incluindo no processo de seleção. Use roupas formais, limpas e bem passadas, independente do tipo de restaurante para o qual a entrevista será feita. Mantenha as mãos e unhas limpas e sem joias excessivas, cabelos curtos, penteados para trás ou presos. Mantenha tatuagens e piercings escondidos durante todo o tempo. Basicamente, pareça arrumado, limpo e profissional.

Dicas para entrevistas para garçom
Vista-se profissionalmente até para um estabelecimento casual (thinking business man image by Andrejs Pidjass from Fotolia.com)

Atitude agradável

A forma como você se porta durante uma entrevista é crucial para o seu sucesso. Confiança é uma característica atrativa para os empregadores. Isso demonstra que você acredita em sua capacidade de sucesso. Confiança em excesso, por outro lado, pode parecer arrogância, depondo contra você. Passe a percepção de que você é a pessoa certa para o cargo, sem sugerir que você é o melhor de todos. Acima de tudo, seja amigável, extrovertido e cortês. Isso é o que se espera de você quando estiver servindo um cliente e mostrar-se bem apessoado e amigável lhe dará maiores chances de sucesso na entrevista.

Dicas para entrevistas para garçom
Sorria e seja amigável (ober image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível