Dicas para evitar problemas de circulação durante um voo longo

Escrito por christina schnell | Traduzido por andressa v. da nobrega
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Dicas para evitar problemas de circulação durante um voo longo
O espaço limitado nas poltronas da classe econômica cria condições desconfortáveis para suas pernas (Empty airplane seats image by TekinT from Fotolia.com)

Ficar sentado em um avião por oito horas é difícil, mas a situação fica ainda pior se você sofre de problemas circulatórios. Em casos graves, os pacientes podem apresentar embolismos pulmonares, que podem ser fatais.

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Hidrate-se

Hidrate seu corpo frequentemente. A altitude elevada e o consumo de petiscos salgados a bordo aumenta a necessidade de ingerir líquidos. O ideal é tentar consumir 240 ml de água ou suco a cada hora de voo. Evite álcool, refrigerantes e bebidas com cafeína, que fazem seu corpo perder líquidos, ao invés de hidratá-lo. A ingestão de líquidos ajuda seu sangue a circular de maneira mais eficaz e reduz o risco de coágulos, além de forçá-lo a se levantar e caminhar até o banheiro com mais frequência.

Mova-se

Os vídeos de exercícios que são transmitidos em intervalos regulares nos voos intercontinentais oferecem boas ideias para se exercitar enquanto se está sentado. Levante o joelho em direção ao seu peito e mova o tornozelo em círculos por 30 segundos. Estique a perna e dê pequenas batidinhas do seu calcanhar aos dedos antes de retornar a perna à posição inicial. Pule para cima e para baixo várias vezes dentro do banheiro toda vez que você for ao local. Use bem o tempo que passar no aeroporto durante as escalas. Você não poderá correr uma maratona durante a escala de 45 minutos, mas pode caminhar com vigor para cima e para baixo no aeroporto, o que lhe garante um exercício suave, estimula a circulação e até queima algumas calorias. Evite ficar sentado esperando o seu voo. Se você não precisar sair do avião entre as escalas, levante-se e caminhe pelo corredor.

Use meias de compressão

Meias de compressão funcionam ao concentrar a pressão ao redor de seu calcanhar e forçar o sangue para cima, na direção do seu coração, ao invés de deixá-lo estagnar na parte de baixo das suas pernas. Esse tipo de meia acrescenta uma camada adicional de suporte à circulação, especialmente para passageiros mais velhos e para aqueles que não conseguem realizar exercícios básicos durante o voo. Exercício adequado e hidratação ainda é importante, mesmo com meias de compressão.

Escolha um assento espaçoso

Ao fazer o check-in, escolha um assento no corredor ou na parte da frente, que oferece mais espaço para as pernas e para movimentos em geral. A maioria das companhias aéreas permitem que você selecione o assento no balcão de passagens, ou nos quiosques de check-in computadorizado. Você também pode escolher o assento online, durante a reserva de sua passagem. Se você já tiver um histórico de problemas circulatórios e coágulos, ligue para a empresa após fazer sua reserva para garantir que seu pedido por um assento mais espaçoso será atendido. Explique suas condições de saúde ao atendente ou ao seu agente de viagens para que compreendam a necessidade de um espaço maior.

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