Dicas para prevenir lesões por esforços repetitivos nas mãos

Escrito por margaret worthington | Traduzido por elia regina previato
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Dicas para prevenir lesões por esforços repetitivos nas mãos
O uso prolongado de computadores pode provocar LER (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

As lesões por esforços repetitivos ou LER, são uma doença comum para aqueles que usam computadores por longos períodos de tempo. Esse é o resultado de movimentos repetitivos, tais como digitação, os quais causam estresse e tensão nos punhos e mãos, e podem ser doloridos e debilitantes. Use exercícios simples e senso comum para ajudar a prevenir o desenvolvimento da LER em suas mãos.

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Postura e técnica de digitação

Uma postura apropriada é chave na prevenção de lesões por esforços repetitivos em suas mãos. Sente em sua cadeira com as costas em uma posição natural, seus pés apoiados no chão e os joelhos posicionados diretamente sobre eles, dobrados em um ângulo de 90 graus. Sempre mantenha a coluna o mais reta possível. Sua cabeça deve estar posicionada sobre sua pélvis e não deve se mover para frente e para trás. Assegure-se de que sua cadeira esteja posicionada de modo que seus braços fiquem ao nível do teclado. Você não deve ter que se esforçar ou esticar para alcançar as teclas. Seus cotovelos devem descansar nos braços da cadeira, os quais devem estar ao nível da mesa, permitindo que seus braços fiquem o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus. Mantenha o mouse perto de seu teclado de modo que não tenha que se esticar para usá-lo. Se usar um notebook, pense em comprar um teclado externo e um mouse.

Exercícios

Muitos exercícios podem ser realizados com as mãos, punhos e o corpo inteiro e eles ajudarão a prevenir lesões por esforços repetitivos em suas mãos. Levante-se e posicione os braços contra uma parede, com as palmas para baixo. Vire o corpo na direção oposta à das mãos e alongue as mãos esticando os dedos o máximo possível, mantendo as palmas na parede. Estenda o braço, palmas para cima e use o outro braço para puxar gentilmente os dedos para baixo, trazendo a palma da mão a um ângulo de 90 graus em relação ao braço, o que ajudará a relaxar e alongar os músculos dos dedos, mãos e punhos. Fazer esses exercícios, bem como levantar-se da cadeira por 15 minutos a cada hora, ajudará a prevenir lesões por esforços repetitivos.

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