A dieta pode melhorar um bloqueio na artéria carótida?

Escrito por ts jordan | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A dieta pode melhorar um bloqueio na artéria carótida?
A dieta pode melhorar um bloqueio na artéria carótida? (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A obstrução das artérias carótidas é uma situação de risco de vida potencial que pode levar à perda parcial da função cerebral ou mesmo a acidente vascular cerebral. Enquanto a obstrução grave quase sempre requer cirurgia para reparação eficaz, o bloqueio de moderado a menor pode ser diminuído ao se adotar medidas para uma dieta saudável. Se você, ou alguém que você conhece, foi diagnosticado com obstrução parcial da artéria carótida e optar por não prosseguir com a cirurgia, a dieta pode fazer a diferença.

Outras pessoas estão lendo

Como a dieta pode ajudar

A dieta pode ajudar a afetar positivamente a obstrução da artéria alterando os níveis de lipídios no sangue. O LDL (o colesterol "ruim") no sangue pode, com o tempo, aderir e se acumular nas paredes como uma placa espessa. Isso leva a bloqueio que, por sua vez, pode culminar em doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Assim, você pode ajudar a prevenir a obstrução e melhorar um pouco o bloqueio pré-existente, mudando sua dieta para um regime mais saudável para o coração.

Mantenha os níveis de colesterol sob controle

Além de vigiar os níveis de gordura, também tome cuidados para minimizar o consumo de colesterol. Especificamente, diminua o LDL (o colesterol "ruim"), mantendo os níveis de HDL razoáveis. Para fazer isso, consuma castanhas (amêndoas e nozes) e elimine ou reduza drasticamente o consumo de amido de milho, açúcar e trigo. Beber várias xícaras de chá verde todos os dias também pode afetar positivamente os níveis de LDL.

Regule a ingestão de gordura

A modulação da ingestão de gordura envolve um equilíbrio saudável entre a prestação de gordura suficiente para manter o corpo funcionando adequadamente, mas sem o abuso que pode levar a obstrução arterial. Assim, certifique-se de consumir pelo menos 25% de suas calorias diárias de gordura, mas também se esforce para minimizar (mas não eliminar completamente) o consumo de ácidos graxos saturados. Além disso, erradique o consumo de gorduras trans. Sua dieta deve incluir uma mistura mais ou menos igual de ácidos graxos saturados (gorduras de origem animal), ácidos graxos polinsaturados (óleo de linhaça) e gorduras monoinsaturadas (azeite de oliva).

Uma dieta mais natural

Uma dieta projetada para ajudar a destruir a obstrução arterial deve ser bem equilibrada: consuma frutas e legumes em cada refeição. Baseie sua dieta em fontes de proteínas magras, como peixe, carne, frango e peru. Atendo-se a alimentos naturais não processados como maior parte da dieta, você irá percorrer um longo caminho para manter-se saudável e evitar obstruções arteriais.

Use óleo de peixe

Embora mais estudos sejam necessários para estabelecer uma ligação clara, o consumo de vários gramas de óleo de peixe por dia parece ajudar a diminuir a obstrução arterial. Para obter o melhor efeito, o óleo de peixe pode ser obtido a partir de fontes naturais (por exemplo, salmão) ou de suplementos. Cinco a dez gramas por dia é uma dose razoável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível