A dieta dos moluscos

Escrito por mary sharp | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A dieta dos moluscos
Assim como os caracóis, os mariscos e as vieiras, uma ostra é um tipo de molusco (oyster image by Filip Mazurek from Fotolia.com)

Um molusco é um animal invertebrado com um corpo macio, um órgão muscular chamado "pé" utilizado para o movimento e um conjunto de órgãos internos. Todos os moluscos possuem um órgão tipo lençol chamado "manto" que secreta os fluidos que se tornam a concha do molusco. Os moluscos possuem uma boca, que às vezes está localizada na extremidade de um órgão longo de sondagem e outras na massa corporal principal. Eles utilizam essa boca para procurar comida. Os moluscos mais comuns incluem os caracóis, as vieiras, as ostras, os mariscos e os mexilhões.

Outras pessoas estão lendo

Caracóis

Os caracóis costumam ser herbívoros estritos, alimentando-se de uma variedade de plantas e materiais vegetais. Os caracóis se alimentam de plantas em decomposição, assim como plantas vivas. Eles também comem frutas, bagas e até mesmo a casca das árvores. Os caracóis possuem órgãos semelhantes a uma língua chamados "rádulas" em suas bocas, que trituram os alimentos antes da digestão. Os caracóis também ingerem pedaços de pedra, como calcário, a fim de obter o cálcio necessário para manter suas conchas fortes e firmes. Suas conchas os protegem contra predadores e danos.

A dieta dos moluscos
Os caracóis comem principalmente matérias vegetais utilizando um órgão parecido com a língua chamado "rádula" para triturar seus alimentos (snail image by martini from Fotolia.com)

Caramujos

Os caramujos se alimentam basicamente da mesma maneira que os caracóis, apesar de a sua dieta ser um pouco diferente. Assim como os caracóis na terra, os caramujos são, na maior parte, herbívoros, embora eles também comam animais microscópicos encontrados na água. Geralmente os caramujos se alimentam de algas, plantas subaquáticas e pequenos pedaços de restos de plantas encontrados na água.

A dieta dos moluscos
Os caramujos comem micro-organismos na água, como plâncton (Escargot image by Goldfish from Fotolia.com)

Mexilhões

Os mexilhões de água doce costumam viver em lagos, córregos e rios. Tais águas correntes carregam partículas de comida e oxigênio para os mexilhões e levam embora seus dejetos. Os mexilhões costumam se enterrar no fundo de um corpo de água, como um leito de rio, e utilizar válvulas em seus corpos para filtrar a água em busca de organismos microscópicos como o plâncton. Eles também filtram restos de plantas da água. Os mexilhões de água salgada são semelhantes, alimentando-se de micro-organismos e matéria vegetal encontrados no oceano.

A dieta dos moluscos
Os mexilhões se enterram na lama ou areia e filtram micro-organismos e restos de plantas da água (mussel shell on the sand image by timur1970 from Fotolia.com)

Vieiras

As vieiras secretam uma substância grudenta que as ajuda a grudar nas pedras ou outros acessórios subaquáticos, às vezes até mesmo estruturas feitas pelo homem, como navios naufragados ou suportes para docas. As vieiras grudam no objeto fixo e filtram micro-organismos da água. As adultas se alimentam principalmente de plâncton.

A dieta dos moluscos
As vieiras secretam uma substância grudenta para aderirem às rochas e filtram seus alimentos da água (Scallop image by Linda Lunt from Fotolia.com)

Ostras

Assim como a maioria dos moluscos aquáticos, as ostras se alimentam através da filtração, o que significa que elas sugam a água utilizando válvulas e então filtram os micro-organismos, como plâncton, e restos de plantas. Depois de extraírem o material comestível, elas cospem o excesso de água. Como algumas das águas em que as ostras moram estão poluídas, às vezes não é seguro comer ostras cruas porque elas ingerem essas substâncias químicas tóxicas e as passam para o humano que as come.

A dieta dos moluscos
Pode ser perigoso comer ostras cruas de água poluída (oysters on a plate image by Lombok from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível