Diferença entre o cogumelo portobello e champignon

Escrito por b. maté | Traduzido por andre luczynski silva
Diferença entre o cogumelo portobello e champignon
As pregas do cogumelo se fecham quando colhido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os cogumelos basidiomycotas são fungos que têm como característica uma haste, chapéu e pregas delicadas. Os cogumelos comestíveis possuem corpos carnosos e são desprovidos do veneno, aroma e gosto indesejável que alguns cogumelos selvagens possuem. O que são vendidos no mercado geralmente são criados em fazendas especializadas. A Asia é um dos maiores produtores do cogumelo portobello e do champignon tradicional branco. Embora esses dois sejam derivados da mesma cepa de fungo (Agaricus bisporus), eles acabam se diferenciando em forma e tamanho.

Champignon branco (Cogumelo-de-Paris)

O champignon tradicional é um dos mais populares e amplamente distribuído pelo mundo. Ele é cultivado em mais de 70 países, sendo a China o maior produtor. O champignon fresco tem um chapéu branco que se encaixa em torno da haste. Com o tempo, o cogumelo perde o frescor e o chapéu se separa da haste, fazendo as pregas ficarem marrom. O Cogumelo-de-Paris é pequeno, de sabor suave e textura firmes, tendo muitas aplicações culinárias.

Portobello

Com maior produção na China, Índia e Estados Unidos da América, o portobello é champignon que cresceu e maturou. O resultado é um grande cogumelo marrom, com textura firme, de cheiro e gosto forte. Diferente do champignon tradicional, as pregas do portobello são expostas quando ele é colhido. A maneira de determinar se esses cogumelos estão frescos é verificar se as pregas estão firmes, pois os mais velhos tendem murchar e amolecer.

Valor nutricional

O portobello tem mais riboflavina e niacina do que o champignon. As enzimas do nosso corpo ajudam na quebra de carboidratos, aminoácidos e gorduras. Por outro lado, o champignon tradicional tem outras vitaminas como a B5 e B12, que ajudam o corpo a produzir hemoglobina, insulina e anticorpos.

Uso culinário

Os cogumelos podem ser fatiados ou usados por inteiro na culinária. A firme textura do portobello faz dele um ótimo substituto da carne em pratos vegetarianos ou veganos. O cogumelo pode ser marinado, grelhado ou cozido nas refeições. Pode ser servido como entrada, tendo como recheio frutos do mar ou vegetais frescos. O champignon é um cogumelo versátil que pode ser comido cru ou cozido. Mesmo não tendo tanta sustância como o portobello, o Cogumelo-de-Paris pode ser cozido sozinho, em souté com manteiga, alho e ervas ou até mesmo incorporado em saladas, molhos, sopas e outros pratos principais. Assim como o portobello, o champignon pode ser recheado quando servido como aperitivo.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível