O chuchu é um legume ou uma fruta?

O chuchu é da mesma família das abóboras

Squash image by nix pix from Fotolia.com

O chuchu é, botanicamente falando, uma fruta. Como é geralmente servido como complemento ou inserido em pratos, todos o consideram um legume.

Classificação

O nome científico do chuchu é Sechium edule. Ele pertence à família Cucurbitaceae, que também inclui as abóboras.

História

O chuchu é originário do México e da América Central durante o período pré-colombiano. Ele foi introduzido na América do Sul durante os séculos 18 e 19.

Descrição

O chuchu é uma trepadeira tenra e perene com raízes tuberosas. Suas folhas se parecem com as do pepino. Ele tem gavinhas que crescem e funcionam como suporte. O fruto é verde-claro, tem o formato de uma pera e polpa carnuda.

Usos

O uso principal do chuchu é como alimento. Seu fruto, talo, folhas e partes tuberosas das raízes são comestíveis. São servidos de muitas maneiras, mas principalmente cozidos e usados em ensopados. Há também usos medicinais documentados do chuchu, especialmente para tratar problemas de rins e doenças cardiovasculares.

Cultivo

O chuchu é nativo da Guatemala. Atualmente, é largamente cultivado por toda a América. O chuchu selvagem é supostamente mais robusto e tem folhas e flores maiores do que o chuchu cultivado.

eHow Brasil
×