A diferença entre forças e oportunidades na análise SWOT

Escrito por amy handlin | Traduzido por lara hildebrand braghim
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A diferença entre forças e oportunidades na análise SWOT
A análise SWOT pode, por exemplo, identificar propriedades hidratantes como a principal força de uma marca de sabão (Aaron Graubart/Photodisc/Getty Images)

A análise SWOT é uma das ferramentas utilizadas no mundo dos negócios para auxiliar nas estratégias de crescimento efetivo. Essa análise se baseia em quatro pilares que dizem sobre a atual situação da empresa e de uma perspectiva do futuro: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (em inglês, strengths, weaknesses, opportunities and threats: SWOT). Forças e fraquezas dizem respeito à uma análise interna e são fatores que podem ser controlados pela própria empresa, enquanto as ameaças e as oportunidades resultam de forças independentes do ambiente dos negócios.

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Importância

Antes de uma empresa conseguir traçar um caminho para o sucesso, é preciso entender a sua atual situação e o que ainda está por vir. O processo de coleta e análise dessas informações, chamada de análise da situação, depende de uma avaliação disciplinada dos quatro fatores envolvidos na análise SWOT.

Essa avaliação pode ser feita para a empresa como um todo, para uma divisão ou outra unidade ou simplesmente para uma marca. Seu âmbito determinará quais os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças mais se destacam na análise.

Fatores internos

Forças e fraquezas são os fatores que estão sob o controle da empresa. Em outras palavras, os gerentes têm a possibilidade de alterar a sua amplitude, direção e outras características.

Quando falamos de marcas, duas forças podem ser a imagem positiva e o preço competitivo, enquanto duas fraquezas podem ser exemplificadas por má distribuição e embalagem feia. Em uma análise mais ampla, realizada a nível da organização como um todo, uma relação saudável entre dívidas e patrimônio líquido seria uma força, enquanto equipamentos de produção ultrapassados podem ser uma fraqueza.

Fatores externos

Oportunidades e ameaças são gerados por uma variedade de condições competitivas, econômicas, governamentais, sociais e tecnológicas que estão fora do controle dos gestores da empresa. Os administradores devem responder a essas forças externas, mas não podem afetá-las diretamente. Por exemplo, o surgimento de novos concorrentes é uma ameaça que requer a atenção para os produtos desse concorrente, mas que, obviamente, não pode ser impedida.

O interesse pela agricultura sustentável seria uma oportunidade para uma loja especializada em alimentos orgânicos. Uma nova tecnologia de discagem rápida pode oferecer uma oportunidade de acelerar suas pesquisas por telefone a uma empresa de pesquisa de mercado.

Duração

A análise SWOT é mais útil quando é uma das primeiras atividades do plano de marketing da empresa. Ao realizar esse levantamento de dados inicial, é possível que os gerentes estabeleçam metas e um plano de ação, avaliem as ações passadas e a alocação de recursos.

Assim como outras análises estratégicas, a análise SWOT é revista esporadicamente. Geralmente, esse intervalo entre revisões varia de anualmente a até a cada cinco anos.

Aplicações

O valor da análise SWOT é a orientação que ela pode oferecer para a tomada de decisões. Por exemplo, se uma das forças de uma marca de sabão é que ele hidrata a pele, a empresa pode construir uma nova publicidade baseada nessa força. Mas se a SWOT identifica o preço alto como uma fraqueza, os administradores podem resolver esse problema com cupons de desconto, por exemplo.

Uma oportunidade, como o surgimento de novos mercados no exterior, pode levar a empresa a buscar parceiros internacionais, mas eles também podem evitar certas ameaças, como a instabilidade política de alguns países.

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