Qual a diferença entre o magma e a lava?

Escrito por diane evans | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre o magma e a lava?
Lava escoando em uma erupção vulcânica (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Montes de rocha derretida, ou magma, podem ficar presos entre a crosta fria e o manto quente da Terra. Como essa rocha derretida é menos densa do que a crosta e o manto, ela se força para cima através da crosta, escoando por suas fendas e falhas até irromper na superfície na forma de um vulcão. A diferença entre o magma e a lava é a sua localização. O magma é a rocha derretida que está presa em uma câmara subterrânea. Quando o magma irrompe através de uma abertura vulcânica, ele se transforma em lava.

Outras pessoas estão lendo

Magma

As rochas derretidas debaixo da crosta da Terra são coletadas para uma câmara de magma em uma área fraca ou com fendas. Quanto mais rocha é coletada, maior fica a pressão, até que o magma explode através da crosta em uma erupção vulcânica. A temperatura do magma varia de 700 a 1300 °C. A partir do momento em que o magma escapa para a superfície de um vulcão, ele passa a ser chamado de lava.

Lava

A temperatura da lava varia de 650 a 950 °C. Sua consistência não depende dessa temperatura, mas sim dos minerais pelos quais ela é composta. As lavas mais grossas acumulam-se na saída do vulcão formando um cone, enquanto que as mais fluidas escoem por quilômetros e vão se esfriando gradualmente. O tipo de lava mais perigosa é tão grosso que bloqueia a saída do vulcão, até que a pressão aumente e aconteça uma explosão violenta de gases quentes, cinzas e restos de pedras.

Tipos de magma

Ao esfriar, o magma cristaliza em dois tipos de rochas ígneas. Quando ele irrompe por uma abertura vulcânica, ele esfria na superfície terrestre como lava. Quando ele esfria abaixo da superfície, o magma forma rochas massivas, chamadas de intrusivas ou plutônicas. A composição química do magma reflete a abundância de elementos existentes no nosso planeta. Todos os tipos de magma são compostos de 45 a 75% por silicatos, e suas características variam de acordo com a quantidade de ferro, de magnésio e de cálcio que apresentam. Três tipos de magma podem ser caracterizados por sua composição: o magma basáltico contém grandes quantidades de ferro e poucas de sódio e de potássio; o magma andesítico ou diorítico possui quantidades intermediárias dos elementos de referência; e o magma riolítico ou granítico possui pouco ferro e magnésio, mas muito potássio e sódio.

Tipos de lava

A estrutura de um vulcão depende do tipo de lava [referência 4] a partir do qual ele se forma. Os estratovulcões, cônicos e íngremes, foram formados por lavas grossas; os vulcões escudo são mais largos e amplos e se formam a partir de lavas finas e fluidas; vulcões chamados de "domos de lava" são feitos pelas lavas mais grossas e por cinzas. Os tipos de lava são classificados com nomes havaianos de acordo com sua maneira de escoar: A'a é um tipo de lava que escorre lentamente, com consistência gelatinosa e superfície áspera, e eclode em temperaturas de 1000 a 1100 °C. Pahoehoe são lavas bastante fluidas que descem pelos vulcões como se fossem rios quentes e vermelhos de rocha líquida. Esse tipo de lava, quando esfria, vira uma crosta lisa e fina, depois de ter eclodido com temperaturas entre 1100 e 1200 °C. A lava "travesseiro" irrompe de aberturas vulcânicas submersas em água, esfriando rapidamente e formando uma espécie de concha dura que, aparentemente, parece macia como um travesseiro. Quando mais lava eclode, ela esfria abaixo das conchas já existentes, que se quebram para revelar a "almofada" recém-formada abaixo delas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível