Mais
×

Diferenças entre alecrim e tomilho

Atualizada March 23, 2017

Saber a diferença entre as ervas é interessante tanto para cozinheiros quanto para jardineiros. O alecrim e o tomilho são duas ervas populares de fácil cultivo e é possível sentir seu aroma delicioso quando se passa por elas em um campo ou jardim, ou colhe porções frescas para cozinha.

Ervas podem ser cultivadas em vasos ou no jardim (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva que pode crescer até quase 2 m de altura. Esta é uma das características que o distinguem do tomilho, planta de crescimento mais lento. O alecrim cresce no entorno de longas hastes de madeira. As folhas possuem aproximadamente 1,2 cm a 2,5 cm de comprimento, apresentam coloração verde escura e são estreitas. A parte inferior das folhas é levemente prateada ou verde clara. As flores são pequenas e normalmente azuis ou violeta. Retire as folhas da planta ou use uma muda inteira para cozinhar em sopas, ensopados ou carne de aves.

Use folhas frescas ou secas de alecrim em suas receitas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cultivando o alecrim

O alecrim é uma planta perene que cresce em muitos climas diferentes. Plante em um solo apropriado, onde haja espaço suficiente para crescer. O alecrim cresce melhor no solo em vez de vasos. Evite super fertilização e regue periodicamente. Estas plantas exigem pouco cuidado. Você pode plantar de volta algumas mudas para aumentar o volume ou originar uma nova planta. Colha o alecrim cortando as folhas maiores e agrupando-as com um barbante para secar. O alecrim também pode ser usado fresco, se desejar.

Tomilho

O tomilho (Thymus Vulgaris) é uma planta de crescimento lento que apresenta muitas variedades e "sabores". Ela tipicamente cresce até 30 centímetros de altura. Suas partes são mais finas e delicadas que as do alecrim, e, quando secas, quebram facilmente. As folhas são pequenas, às vezes ovais ou alongadas e seu aroma penetrante é facilmente percebido. As flores podem ser roxas, lilases ou um tom intermediário entre rosa e branco. O tomilho é muito utilizado em pratos mediterrâneos, assim como ovos, sopas, carnes e saladas.

O tomilho acrescenta sabor ao prato e é bastante versátil no jardim (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cultivando tomilho

Plante o tomilho ao lado dos caminhos de passagem ou nas bordas da plantação. Ele funciona bem como preenchimento e pode ser cultivado em vasos. O tomilho é perene mas mais delicado que o alecrim quando cultivado em solo. Ele pode se tornar bastante comprido se seu crescimento não foi guiado, então prenda-o antes que floresça. Tente plantar variedades de plantas, como limão, abacaxi e outros, mas verifique quais são melhores para a cozinha, para proteger o solo ou para decoração.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article