Diferenças entre alecrim e tomilho

Escrito por debra rigas | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre alecrim e tomilho
Ervas podem ser cultivadas em vasos ou no jardim (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Saber a diferença entre as ervas é interessante tanto para cozinheiros quanto para jardineiros. O alecrim e o tomilho são duas ervas populares de fácil cultivo e é possível sentir seu aroma delicioso quando se passa por elas em um campo ou jardim, ou colhe porções frescas para cozinha.

Outras pessoas estão lendo

Alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva que pode crescer até quase 2 m de altura. Esta é uma das características que o distinguem do tomilho, planta de crescimento mais lento. O alecrim cresce no entorno de longas hastes de madeira. As folhas possuem aproximadamente 1,2 cm a 2,5 cm de comprimento, apresentam coloração verde escura e são estreitas. A parte inferior das folhas é levemente prateada ou verde clara. As flores são pequenas e normalmente azuis ou violeta. Retire as folhas da planta ou use uma muda inteira para cozinhar em sopas, ensopados ou carne de aves.

Diferenças entre alecrim e tomilho
Use folhas frescas ou secas de alecrim em suas receitas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cultivando o alecrim

O alecrim é uma planta perene que cresce em muitos climas diferentes. Plante em um solo apropriado, onde haja espaço suficiente para crescer. O alecrim cresce melhor no solo em vez de vasos. Evite super fertilização e regue periodicamente. Estas plantas exigem pouco cuidado. Você pode plantar de volta algumas mudas para aumentar o volume ou originar uma nova planta. Colha o alecrim cortando as folhas maiores e agrupando-as com um barbante para secar. O alecrim também pode ser usado fresco, se desejar.

Tomilho

O tomilho (Thymus Vulgaris) é uma planta de crescimento lento que apresenta muitas variedades e "sabores". Ela tipicamente cresce até 30 centímetros de altura. Suas partes são mais finas e delicadas que as do alecrim, e, quando secas, quebram facilmente. As folhas são pequenas, às vezes ovais ou alongadas e seu aroma penetrante é facilmente percebido. As flores podem ser roxas, lilases ou um tom intermediário entre rosa e branco. O tomilho é muito utilizado em pratos mediterrâneos, assim como ovos, sopas, carnes e saladas.

Diferenças entre alecrim e tomilho
O tomilho acrescenta sabor ao prato e é bastante versátil no jardim (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Cultivando tomilho

Plante o tomilho ao lado dos caminhos de passagem ou nas bordas da plantação. Ele funciona bem como preenchimento e pode ser cultivado em vasos. O tomilho é perene mas mais delicado que o alecrim quando cultivado em solo. Ele pode se tornar bastante comprido se seu crescimento não foi guiado, então prenda-o antes que floresça. Tente plantar variedades de plantas, como limão, abacaxi e outros, mas verifique quais são melhores para a cozinha, para proteger o solo ou para decoração.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível