×
Loading ...

Diferenças entre balé e dança moderna

A dança moderna foi criada por dançarinos que queriam dançar além da tradição e precisão estrita do balé. O resultado foi o surgimento de duas formas de dança, que são ambas bonitas e inspiradoras, cada uma à sua maneira, mas muito diferentes entre si. A dança moderna e o balé oferecem aos dançarinos duas opções amplamente variadas de se expressarem por meio do movimento.

Os bailarinos de balé de hoje usam as mesmas tradições que os bailarinos de balé vêm usando há séculos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Precisão e cenários

O balé é uma forma de dança muito estruturada, enquanto a dança moderna deixa o movimento fluir mais livremente. Os bailarinos de balé aprendem passos precisos que precisam ser feitos exatamente certos, com a forma perfeita, enquanto os dançarinos de dança moderna têm a permissão de se mover com menos precisão. O balé também confia em cenários no palco para ajudar a criar o clima, como em uma peça teatral, enquanto na dança moderna, cabe inteiramente ao dançarino retratar a emoção por trás da dança.

Loading...

Idade da forma de arte

O balé começou no século 15 e tornou-se uma forma de dança profissional em 1661, quando o rei Luís 14 da França estabeleceu a Academie Royale de Danse. O balé é uma forma antiga de expressão. A dança moderna, por outro lado, surgiu apenas nos primórdios do século 20. Esta é uma forma bem mais nova de dança. Consequentemente, o balé é muito baseado na tradição, enquanto a dança moderna é mais livre para se expandir em novas formas de expressão.

Rebelião

A estrita aderência do balé à tradição e à precisão ensejaram a introdução da dança moderna. Os dançarinos que se juntaram ao movimento da dança moderna estavam se rebelando contra o balé e suas regras rígidas e contra a falta de espaço para expressão pessoal. As dançarinas americanas Martha Graham e Doris Humphrey foram as primeiras a quebrar as tradições do balé e a começar a coreografar por conta própria uma dança mais expressiva.

Influência de outras formas de dança

O balé foi desenvolvido a partir das danças sociais do século 15 e não foi influenciado por outros tipos de dança ao longo dos anos. A dança moderna, por outro lado, vem do tap, do jazz, de danças folclóricas étnicas, assim como do balé. Os coreógrafos de dança moderna são mais livres para explorar outras formas de dança e integram o que os emociona ao seu trabalho, enquanto os coreógrafos de balé estão limitados aos passos e posições que possuem séculos de tradição.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...