×
Loading ...

Diferenças entre uma panela sauteuse e uma frigideira comum

Atualizado em 21 novembro, 2016

A panela sauteuse e a frigideira são geralmente confundidas, porque seus nomes (a frigideira também é conhecida como panela sauté) e funções são parecidas. São até mesmo feitas com os mesmos metais, com a importante diferença que as panelas sauteuses poderem ser feitas também de ferro. Ao escolher a panela certa para um prato em especial, é importante notar as leves diferenças no formato lateral e na altura, assim como no cabo, para determinar qual o tipo mais adequado.

A palavra sauté vem do francês e significa "frigideira" (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Formato da frigideira comum

As frigideiras são feitas de uma camada de alumínio anodizado posicionado entre duas camadas de aço inoxidável. O alumínio transfere o calor de maneira eficaz ao aço, um excelente condutor, que então o distribui, o que faz com que os alimentos sejam refogados (ou salteados) por igual. Ela tem lados curtos e retos, feitos para manter a comida dentro da panela enquanto o alimento é jogado para cima, e apresentam uma grande superfície, para melhor distribuir o calor. Também têm um cabo longo em um lado, para facilitar a tarefa de virar a comida, e um cabo menor, curvado, para facilitar na hora de despejar o interior da panela em outro recipiente. As frigideiras vêm em vários tamanhos e podem também ter tampas de metal ou vidro.

Loading...

Usos da frigideira

As frigideiras são ideais para cozinhar em fogo lento e dourar, e para pratos que requerem apenas poucos passos para serem preparados. A superfície maior a torna ideal para dourar carnes e reduzir molhos. Os lados retos evitam que o alimento e líquidos transbordem, o que faz com que seja a panela ideal para virar a comida, levantando-a como a uma panqueca.

Formato da panela sauteuse

As panelas sauteuses são feitas como as frigideiras, com uma camada de alumínio anodizado entre duas camadas de aço inoxidável. Uma panela do tipo se parece com uma panela para sopa, já que seus lados altos são projetados para melhor reduzir os molhos e líquidos dos alimentos, e apresentam também uma área ainda maior que uma frigideira comum, o que permite uma distribuição mais uniforme do calor. Ao contrário da frigideira, a sauteuse possui dois pequenos cabos curvados dos lados, para facilitar na hora de transferir a comida da panela para o prato ou outro recipiente. Elas variam de uma capacidade de 2,4 a 6,6 L, e vêm com vários tipos de tampa arredondada feita de metal e vidro.

Usos da panela sauteuse

Algumas vezes chamada apenas de panela para saltear, a sauteuse realiza várias das mesmas funções de uma frigideira, com a exceção de não permitir "virar" os alimentos. Além disso, por ser mais funda, é ideal para caramelizar e refogar por mais tempo. A forma semelhante a uma caçarola a permite ser usada para pastas, ensopados e cozidos, enquanto que a tampa em forma de domo a torna ideal para assar lentamente e dourar os alimentos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...