As diferentes partes do computador e suas funções

Escrito por contributing writer | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferentes partes do computador e suas funções
Um computador tem partes básicas em comum com outros modelos (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Seja um notebook, mini computador, torre ou "all-in-one", os computadores possuem partes em comum. Conhecê-las o ajudará a realizar uma compra sensata, estimar o valor de uma reparação ou simplesmente entender melhor as ferramentas que você terá literalmente nas suas mãos. Além do mais, entender o funcionamento das partes em conjunto o ajudará a decidir melhor entre atualizar um componente ou comprar um computador novo.

Outras pessoas estão lendo

Gabinete

O gabinete é a parte do seu computador que contém todas as peças que fazem com que o computador opere. Em uma torre desktop, o gabinete não inclui um monitor, teclado ou mouse. Um computador "all-inclusive" contém tanto o monitor quanto os componentes que fazem com que o computador funcione, mas não inclui um mouse ou um teclado. Um notebook inclui o monitor um teclado, um mouse (ou dispositivo equivalente) e os componentes fundamentais.

As diferentes partes do computador e suas funções
Uma torre contém os componentes que fazem com que o computador funcione (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Placa-mãe

A placa-mãe é a parte do seu computador que conecta todas as outras. É uma placa de circuitos impressa e inclui o CPU e a memória. Todo componente do seu computador se conecta diretamente à placa-mãe. Normalmente inclui opções de expansão para gráficos de alta definição e dispositivos adicionais. As especificações de uma placa-mãe se baseiam no tipo de CPU do seu computador. Por exemplo, se o seu computador usar um processador Intel, você precisará de uma placa-mãe compatível com a marca.

As diferentes partes do computador e suas funções
A placa-mãe é também conhecida como placa lógica, placa do sistema ou placa base. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Processador (CPU)

O processador, ou CPU, de um computador é basicamente o cérebro. O processador é o responsável de interpretar todo código recebido a partir de outros componentes do computador, e fazê-lo usável para o seu sistema operacional. Embora seja só um chip, a velocidade do processador determinará a velocidade total do seu computador. A CPU contém uma unidade de controle e a "unidade aritmética lógica", ou UAL (ALU).

As diferentes partes do computador e suas funções
A CPU é o núcleo do seu computador (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Disco rígido

O disco rígido do seu computador é, essencialmente, a parte do computador que armazena a sua informação. Se você fizer o upload de um arquivo no seu computador, ele se armazenará no disco rígido. As capacidades dos discos se medem em megabytes, ou MB, e até em terabytes, ou TB. O disco rígido é um conjunto de platos que se apoiam no gabinete do computador. Embora outros dispositivos possam armazenar dados, como por exemplo pendrives, o disco rígido está instalado no seu computador e não pode ser removido.

As diferentes partes do computador e suas funções
Os discos rígidos armazenam informação e ficam dentro da sua máquina (Comstock/Comstock/Getty Images)

Adaptador gráfico

Seja uma placa gráfica ou parte da placa-mãe, o adaptador gráfico é o componente do seu computador que interpreta o sinal de vídeo e define a frequência de atualização do monitor, a quantidade de cores suportada e as resoluções máximas. Os adaptadores para jogos são os mais custosos, oferecem gráficos 3D e requerem uma energia e refrigeração significativas.

As diferentes partes do computador e suas funções
Um adaptador gráfico pode ser uma placa separada (Medioimages/Photodisc/Valueline/Getty Images)

RAM (Memória)

A memória de acesso aleatório, ou RAM, é a parte do seu computador usada como memória instantânea. A RAM está sempre em uso como uma localização temporária para executar instruções do seu computador. Por exemplo, se você executar muitos programas de uma vez, você poderá precisar atualizar a RAM porque o seu computador precisará mais dela. A RAM vem em várias configurações diferentes, como "Dynamic RAM", ou "DRAM", e "SRAM", que é mais rápida.

As diferentes partes do computador e suas funções
A RAM controla a memória instantânea que o seu computador utiliza (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Unidade óptica

Uma unidade óptica utiliza luz para ler e escrever dados. É a unidade que você usa para gravar CDs, DVDs e discos Blu-Ray. As unidades ópticas podem ter um slot ou uma bandeja para a carga e vêm em várias configurações diferentes. As unidades ópticas se conectam diretamente à placa-mãe do computador.

As diferentes partes do computador e suas funções
As unidades ópticas usam discos ópticos (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível