Diferentes significados dos gestos corporais

Escrito por mitch reid | Traduzido por débora sousa
Diferentes significados dos gestos corporais

Os americanos usam o gesto do "polegar levantado" para indicar algo bem feito

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A comunicação não verbal diz muito. Mesmo quando não se está conversando, os seus gestos corporais enviam mensagens para aqueles ao seu redor. Alguns deles, como o "polegar levantado", podem parecer ter significados óbvios; no entanto, indivíduos de diferentes culturas podem interpretá-los de maneira diferente.

Outras pessoas estão lendo

Tapinha na cabeça

No Brasil, é comum dar um tapinha na cabeça de uma pessoa mais nova ou passar a mão pelo cabelo dela para indicar apoio ou afeto. No entanto, em culturas onde o budismo e o hinduísmo são predominantes, esse gesto pode ser ofensivo. Nessas religiões, a cabeça é normalmente vista como o lugar de residência do espírito.

Tapinha nas costas

Você pode estar acostumado a dar um tapinha nas costas dos seus colegas de trabalho depois de concluir uma tarefa com sucesso. Outras vezes, pode simplesmente usar o gesto para indicar uma afeição sociável. Outras culturas podem encarar essa ação como intrusiva ou agressiva.

Sorriso

Apesar do sorriso ser um gesto universalmente reconhecido, ele pode transmitir significados diferentes. Por exemplo, além da franqueza, um sorriso pode transmitir vergonha ou confusão. Em algumas culturas, é normal reservar um sorriso para amigos ou familiares ao invés de sorrir para estranhos passando na rua.

Polegar levantado

Um gesto com o polegar levantado pode enviar uma mensagem positiva no Brasil, mas esse não é o caso em todo o mundo. Por exemplo, em algumas culturas do Oriente Médio, o gesto tem as mesmas implicações que levantar o dedo do meio. Da mesma forma, o gesto que simboliza "ok", formado levando a ponta do dedo indicador até o topo do polegar, pode ser interpretado como obsceno no Brasil e na Alemanha.

Dedos em formato de "V"

No Brasil, manter os dedos indicador e médio na forma de um "V" é um sinal de paz para implicar simpatia; isso também pode ser interpretado como um sinal de vitória. No entanto, se você morar no exterior, não se esqueça de apresentar esse sinal com a palma da sua mão virada para fora. Se ela estiver para dentro, o gesto pode servir como um insulto em países como a Austrália, a Nova Zelândia e a Irlanda.

Chamado com os dedos

Chamar uma pessoa curvando o dedo indicador é geralmente aceitável no Brasil, apesar de, dependendo do contexto, isso puder ser uma forma rude de intimação. Em algumas áreas, como as Filipinas, você só deve usar esse gesto quando chamar um cão.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media