×
Loading ...

Os diferentes tipos de bagres Bristlenose

Atualizado em 20 julho, 2017

Os cascudos são membros do grupo Ancistrus, e também são conhecidos pelos nomes de peixe-gato, "limpador de aquário” e acari. Originário do rio Amazonas, essa espécie é um peixe de aquário comum. O cascudo ajuda na manutenção de um tanque limpo por comer algas, bem como restos de comida encontrados abaixo da superfície da água. Com mais de 50 tipos desta espécie, pode ser difícil dizer a diferença entre eles.

Cascudos são comuns em aquários de peixes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ancistrus dolichopterus albino

O Ancistrus dolichopterus albino é uma versão albina do peixe de mesmo nome. O corpo desse peixe precisa de uma quantidade média de pigmento melanina e não pode criar a camuflagem protetora necessária para evitar predadores. Por isso, muitas vezes morrem jovens. Esse peixe pequeno, que vai até 0,15 m, não é agressivo e é branco na sua maioria, mas muitas vezes tem um tom de amarelo meio dourado. A frente do corpo exibe uma redondeza que vai diminuindo em direção a cauda. A parte inferior do corpo é plana. Os machos são mais largos e maiores que as fêmeas. Os machos têm mais cerdas que também são mais longas do que a das fêmeas.

Loading...

Ancistrus dolichopterus de barbatana longa

O Ancistrus dolichopterus de barbatana longa é um peixe de olhos vermelhos, claro, com longas e leves barbatanas. Originário da América do Sul, esse pacífico peixe pequeno de até 0,13 m de comprimento é normalmente encontrado no fundo, ou aninhado, escondido nos espaços e cavernas que decoram o aquário. Com um corpo mais liso do que o que não possui barbatana longa, esse peixe é geralmente preto, cinza ou marrom e, de vez em quando, apresenta manchas brancas ou amarelas. Os machos têm cerdas ao redor da cabeça, na parte superior. A área em torno do focinho da fêmea contém bigodes curtos que são utilizados para a detecção de alimentos.

Ancistrus genus

Ancistrus genus são muito pretos e com manchas brancas, tendo a barbatana caudal também branca. Reconhecidos como peixes pacíficos, os machos podem facilmente tornar-se agressivos quando sentem que seu território foi ameaçado. Os Ancistrus genus são comumente encontrados no Brasil. Principalmente vegetarianos, esses adoradores de algas são consideradas anãs, devido ao seu pequeno tamanho, que varia de 0,05 a 0,18 m de comprimento. Esses cascudos tem dentes bucais proeminentes e sem placas embaixo. Os machos têm cerdas acima da boca, enquanto as fêmeas podem não ter nenhuma.

Ancistrus hoplogenys

O Ancistrus hoplogenys é encontrado no baixo rio Amazonas. Ele tem em média de 0,18 a 0,23 m de comprimento. Os machos têm cerdas nas bochechas, e desenvolveram uma protuberância na testa que se parecem chifres e vão se desenvolvendo ao longo do seu amadurecimento. Antes de maturidade, ambos os sexos parecem semelhantes, com uma aparência pintada (corpo preto com bolinhas brancas). Uma vez que as fêmeas atingem a maturidade, elas desenvolvem uma linha de tentáculos finos. Normalmente um peixe pacífico que prefere se isolar, o Ancistrus hoplogenys se torna agressivo quando colocado com sua própria espécie em aquários; no entanto, ele tem um bom desempenho dentro de outras comunidades de peixes. A expectativa de vida para esse peixe costuma ser em média de 8 a 12 anos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...