on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como dimensionar um transformador para regular a distribuição de carga

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A carga do transformador significa a quantidade de eletricidade que ele distribui. Esses aparelhos mudam a voltagem de um nível para outro para diversos fins — desde menos que 1 A para o carregador de celular a milhares de watts para um transformador de uma empresa de energia elétrica. A carga pode ser dimensionada pela corrente em amperes ou pela potência em watts ou em volt/ampere (VA). O tipo do transformador determina a capacidade de carga dele. É possível dimensioná-lo acima da carga necessária, mas nunca abaixo.

Instruções

Dimensione alguns transformadores em kilowatts (transformer image by palms from Fotolia.com)
  1. Dimensionamento em amperes. Os transformadores menores, utilizados nos carregadores e aparelhos, geralmente são dimensionados em amperes (A) e miliamperes (o que significa milésimos de amperes). Por exemplo, 50 mA equivale a 0,05 A ou 50 milésimos de amperes. Determine a corrente que o seu circuito ou aparelho precisará e dimensione o transformador acima do nível de amperagem determinado.

    Loading...
    Dimensione alguns transformadores em kilowatts (transformer image by palms from Fotolia.com)
  2. Dimensione em watts. Os transformadores de tamanhos médios a grandes geralmente são dimensionados em watts (W) ou kilowatts (kW) e isso significa milhares de watts. A carga indica o número total de aparelhos que o transformador operará. Por exemplo, caso tenha um transformador a ser alternado de 220 v para 110 v para o seu computador, dimensione-o na respectiva potência do computador ou acima dela. Para mais de um equipamento, dimensione-o; somando a potência de todos os aparelhos a serem usados.

    Dimensione alguns transformadores em kVA (High Voltage Transformer image by Andrzej Thiel from Fotolia.com)
  3. Dimensione em volt/amperes. Os transformadores industriais e maiores são, às vezes, classificados em volt/amperes (VA). Isso equivale ao mesmo que a potência, pois os watts são iguais aos volts multiplicados pelos amperes. O uso dos termos watts e VA são intercambiáveis entre si. Acrescente toda a potência do equipamento que será ligada com o transformador e o dimensione no total respectivo ou acima.

Loading...

Dicas

  • A maioria dos aparelhos possuem uma etiqueta que mostra a corrente necessária em amperes ou miliamperes ou a potência que consomem em miliwatts, watts ou kilowatts.
  • As máquinas elétricas industriais e maiores geralmente estão classificadas em kilowatts, volt-amperes ou kilo volt-amperes (kVA).
  • Para converter os dados do dimensionamento, use a seguinte fórmula: potência (em watts) equivale aos volts multiplicados pela corrente (em amperes) que corresponde a P = IE.

Aviso

  • O dimensionamento do transformador abaixo da carga exigida causará excesso de aquecimento e possivelmente a queima.
  • Quando realizar as conversões, seja cuidadoso para não confundir a vírgula decimal ao usar miliwatts, miliamps e kilowatts. Lembre-se de que "mili" significa milésimos e que "kilo" significa milhar.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...