Tecnologia

Discos rígidos de 5400 RPM e 7200 RPM

Escrito por jason artman | Traduzido por josé fabián
Discos rígidos de 5400 RPM e 7200 RPM

Aumentar a velocidade de rotação melhora o desempenho de um disco rígido

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Em discos rígidos de computadores, os termos "7200 RPM" e "5400 RPM" se referem à velocidade de rotação do motor que move o eixo do disco. Um disco com uma velocidade de rotação maior poderá transferir dados mais rapidamente. No entanto, também será afetada a geração de calor e o consumo de energia.

Outras pessoas estão lendo

Desempenho

Se dois discos rígidos forem iguais em tudo exceto na velocidade, um disco de 7200 RPM poderá realizar operações de leitura sequencial e aleatória em menos tempo do que um disco de 5400 RPM. O site de computadores AnandTech realizou um teste "benchmark" sobre dois discos de 6 cm portátil com 500GB de capacidade, fabricados pela mesma empresa. O disco de 7200 RPM realizou as operações com velocidades médias de 102,6 e 98,1 MB por segundo respectivamente, enquanto o disco de 5400 RPM atingiu os 77,7 e 76,7 MB por segundo.

Benefícios das 7200 RPM

Atualizar um disco rígido de 5400 RPM para um de 7200 RPM melhora o desempenho do computador nas tarefas limitadas pelo disco. Entre as tarefas que fazem uso intensivo do disco se incluem iniciar o computador, lançar aplicativos e abrir arquivos grandes. No entanto, não melhora o desempenho do computador em tarefas limitadas pelo CPU e por gráficos, tais como jogos 3D e amostra de vídeo. Se você não estiver satisfeito com o desempenho do seu computador em uma dessas tarefas, atualize o processador ou placa de vídeo do seu computador.

Desvantagens das 7200 RPM

O eixo de um disco de 7200 RPM gira a uma velocidade de 33% maior do que um disco de 5400 RPM. Isso requer mais energia e gera calor adicional. O site de computadores Tom's Hardware testou as características de uso de energia e temperatura de quatro discos rígidos de 8,5 cm com 3 TB no desktop. Os discos de 7200 usaram entre 7,3 e 9,2 watts de energia e tiveram na superfície temperaturas de até 43 graus Celsius, enquanto os discos de 5400 usaram entre 5,1 e 6,0 watts e registraram 37 graus Celsius. Este aumento de consumo de energia e calor é especialmente evidente em computadores laptop, que são difíceis de esfriar e contêm componentes eficientes para maximizar a vida máxima da bateria. Um laptop com um disco de 7200 RPM esquentará mais e usará mais bateria em comparação a um modelo com um disco de 5400 RPM.

Outros fatores de desempenho

A velocidade de rotação não é o único fator que influencia no desempenho de um disco rígido. O outro fator principal é a "densidade de área", que é a quantidade de dados armazenada em um dos pratos metálicos do disco. Se o disco tiver uma capacidade de 500 GB de dados por prato, passarão mais dados pela cabeça de leitura e escrita do que se tiver 100 GB por prato, com o mesmo tamanho físico. A diferença no desempenho entre um disco rígido de 7200 RPM e um de 5400 RPM será reduzida se o disco de 5400 puder armazenar mais dados. Outros fatores de desempenho incluem a interface do disco (ATA ou SATA) e a quantidade de memória cache.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media