Trabalho diurno versus trabalho noturno

Escrito por david stewart | Traduzido por luisa damulakis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Trabalho diurno versus trabalho noturno
Trabalhar durante a noite pode ser prejudicial à saúde (Justin Geoffrey/Stockbyte/Getty Images)

Empresas nos setores de saúde, transporte, mídia, aplicação da lei e serviço ao consumidor exigem que seus funcionários trabalhem por turnos para cobrirem as 24 horas do dia. Dependendo do sistema adotado pela empresa, os funcionários podem trabalhar durante o dia ou durante a noite, criando um revezamento. Mesmo que trabalhar em cada turno tenha seus prós e contras, pesquisas na área de saúde constataram efeitos negativos causados pelo trabalho noturno nos funcionários.

Outras pessoas estão lendo

Conveniência

Trabalhar no turno diurno significa que você terá que deixar algumas tarefas pessoais para mais tarde ou para o fim de semana. Isso tem suas desvantagens, pois a maioria das pessoas que trabalha durante o dia provavelmente fará a mesma coisa. Seja em um mercado ou fazendo uma visita hospitalar, você precisará esperar um bom tempo até chegar a sua vez. No entanto, trabalhando no período noturno, você poderá completar seus afazeres durante as horas do dia sem muito movimento e economizar tempo. Além disso, com um trabalho à noite, você não precisará pedir permissão de sair mais cedo para cumprir certos compromissos como participar de uma reunião na escola do filho ou ir ao banco.

Aspectos financeiros

Certos contratantes pagam mais aos funcionários do turno noturno. Isso significa uma vantagem econômica, comparada ao turno diurno. Fora isso, se você tiver a habilidade de retomar as suas energias com poucas horas de sono, não precisará gastar dinheiro pagando uma babá para os seus filhos quando voltam da escola. Se o seu parceiro trabalha no turno diurno, vocês poderão cuidar das crianças sem ajuda adicional. Isso reduz as despesas e contribui financeiramente, assim como o fato de ganhar mais por trabalhar à noite.

Aspectos de saúde

Trabalhar durante a noite possui desvantagens sérias. Isso interfere nos ritmos circadianos do corpo, que são baseados em dormir à noite e permanecer acordado durante o dia. A maioria das pessoas acha difícil manter-se em alerta durante a noite sem conseguir dormir de dia. A Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation) afirma que, de acordo com a Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono, as pessoas que trabalham em turnos estão suscetíveis a desenvolver condições sérias como diabete, úlcera, doenças cardiovasculares e depressão.

Vida social

De acordo com o Centro Canadense de Saúde Ocupacional e Segurança (Canadian Centre for Occupational Health and Safety), as pessoas que trabalham à noite confirmam que o período de trabalho influencia a qualidade de suas interações com a família. Funcionários noturnos que sofrem de distúrbios do sono e de saúde acham difícil cumprir com as suas responsabilidades familiares e passam menos tempo com os filhos e o conjugue. Trabalhar à noite reduz as interações sociais e pode levar a um sentimento de isolamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível