Os cães têm quatro glândulas salivares - duas sob a língua e duas na base da mandíbula (gatos têm o mesmo número e posicionamento). Às vezes, essas glândulas sofrem trauma de uma lesão ou ficam infeccionadas, e os sintomas incluem salivação excessiva ou o desenvolvimento de algo que se parece com um bócio sob a mandíbula do cão, uma área inchada que parece um balão de água.
Cistos salivares
Esses tipos de infecções são causados por parasitas e bactérias e são mais comuns nas glândulas salivares sob a mandíbula. O resultado habitual é que haja uma infecção imperceptível que faz com que o tecido ao redor da glândula inche e eventualmente se rompa, fazendo com que a saliva se acumule atrás do pescoço.
Infecção bacteriana
Ainda que as glândulas salivares sejam altamente resistentes a bactérias (uma das funções da saliva é limpar as bactérias e amaciar o alimento a ser consumido), elas podem ficar infectadas. O número e os tipos de infecções bacterianas das glândulas salivares caninas são bastante extensos, sendo infecções por estafilococos o resultado mais provável.
Doenças autoimunes
Em cães mais velhos, a causa mais comum de problemas nas glândulas salivares não é a infecção por agentes externos, mas sim uma resposta autoimune, em que o próprio sistema imunológico do animal ataca as glândulas salivares. Os sintomas incluem inchaço sob a mandíbula e 'boca seca'.