Mais
×

Doenças de pele caninas com círculos vermelhos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ao observar quaisquer manchas estranhas na pele do seu cão, não se alarme se existirem círculos vermelhos. Leve seu cão a um veterinário para receber o diagnóstico apropriado, mas esse tipo de sintoma provavelmente indica micose ou doença de Lyme. A micose é uma infecção fúngica facilmente tratável. Os cães adquirem a doença de Lyme por meio de carrapatos. Devem ser tomadas algumas precauções após o diagnóstico para que a doença não se espalhe para outros cães, gatos ou humanos.

Mantenha seus cães saudáveis com exames completos anuais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Micose

A micose ocorre nos folículos dos pelos do cão, fazendo com que eles caiam. Ela consiste em círculos vermelhos com centros pálidos. Se o fungo for disforme, isso significa que mais de um fungo se juntou no local. Se seu cão tiver algo que se pareça com isso, marque uma consulta com o veterinário. A micose pode se espalhar para outros cães, gatos e humanos por meio do toque. Se você achar que seu cão está com micose, lave todas as roupas de cama e toalhas que você e ele tocam. Caso ele durma em uma cama, lave-a também; lave tudo em uma mistura de água sanitária e água. A água sanitária também matará esporos em outras superfícies com as quais seu cão possa ter entrado em contato.

Doença de Lyme

Se seu cão estiver sofrendo outros sintomas com a infecção de pele, talvez a causa seja a doença de Lyme, uma condição bacteriana transmitida por carrapatos. Outros sintomas incluem perda de apetite, rigidez ao caminhar, sensibilidade ao toque e dificuldade em respirar. Se seu cão tiver esses sintomas, leve-o ao veterinário imediatamente. Você precisará de um histórico completo do animal para ajudar o profissional. Se souber que seu cão foi mordido por um carrapato, será útil se você se lembrar onde a mordida ocorreu. Às vezes parte do corpo do parasita é deixada na pele quando ele é removido; ser capaz de ver isso auxiliará no diagnóstico.

Tratamento para micose

O veterinário pode prescrever um tratamento tópico antifungos para ser aplicadeo na área infectada. Certifique-se de tomar as medidas necessárias para garantir que seu cão não lamba o medicamento, porque isso pode adoecê-lo. Os comprimidos são o tratamento mais popular para as micoses caninas, e são prescritos pelo veterinário para serem tomados por 30 dias. Administre-os ao seu cão junto com a comida para que a absorção seja feita adequadamente.

Tratamento para a doença de Lyme

Se o veterinário do seu cão o diagnosticou com doença de Lyme, provavelmente ele prescreverá um antibiótico. Mantenha o cão aquecido e seco, e o mantenha o mais imóvel possível até que os sintomas melhorem. O tratamento para a doença de Lyme pode durar até quatro semanas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article