O que é Drontal?

Escrito por stevie donald | Traduzido por joris bianca silva
O que é Drontal?
O Drontal é um vermífugo que pode ser dado para cães (author photo)

O Drontal é um vermífugo para cachorros e gatos. Ele é disponível em várias fórmulas e, diferente da maioria dos vermífugos de amplo espectro, pode matar também as tênias. Ele tem poucos efeitos colaterais, embora seja importante ficar ciente de quaisquer problemas possíveis e observar o animal com atenção após administrar qualquer medicamento prescrito.

Tipos

O Drontal é disponibilizado tanto para cães como para gatos. As fórmulas são diferentes e é importante não dar a versão canina para gatos e vice-versa. Existem duas fórmulas básicas. O Drontal regular mata ancilóstomos, lombrigas e tênias. O Drontal Plus também mata os tricuros. O ingrediente ativo do Drontal, qualquer versão, é o praziquantel e o medicamento deve ser prescrito por um veterinário. Ele é normalmente administrado oralmente com o alimento, embora também esteja disponível na forma injetável.

Considerações

Embora os animais adultos saudáveis normalmente tenham uma defesa natural contra os parasitas e vermes intestinais, os filhotes de cães e gatos não têm. A maioria dos filhotes tem vermes. Se a verminose não for tratada, muitos bichinhos terão sintomas por um tempo, antes de seus sistemas imunológicos se adaptarem e ficarem saudáveis. Contudo, os vermes podem causar diarreia com sangue, mau desenvolvimento, desidratação e até a morte em muitos cãezinhos. O veterinário sempre pede um exame de fezes do filhotinho para determinar quais parasitas estão presentes a fim de prescrever o vermífugo correto.

Ideias equivocadas

A ideia de que os filhotes podem pegar vermes comendo carne ou bebendo leite é equivocada, embora eles possam pegar alguns tipos de vermes (mais comumente as lombrigas) se comer fezes. A maioria dos vermes não é visível nas fezes, então, só porque os excrementos "parecem normais" não significa que o filhote não tem vermes. A exceção são as tênias. Elas são expelidas em pequenos segmentos e podem parecer grãozinhos de arroz nas fezes ou podem ficar presas no pelo em torno do ânus. Um cãozinho pega tênias comendo pulgas ou pequenos roedores infestados com esses insetos.

Cuidado

O Drontal geralmente é bem tolerado com poucos efeitos colaterais. Ele não deve ser dado a filhotes com menos de um mês de idade. Depois da dose, observe se o cão terá letargia, vômito, falta de apetite e diarreia. Normalmente os sintomas passam dentro de 24 horas. Se a versão injetável tiver sido administrada, pode ocorrer inchaço ou irritação no local da injeção. Normalmente isso passa rápido. Chame um veterinário se vir algum desses sintomas.

Prevenção/solução

É importante manter um filhote longe de áreas onde cães ou gatos de rua ou não vacinados possam ter defecado até que seu sistema imunológico esteja saudável e as vacinas estejam em dia. Isso normalmente se dá às 12 semanas de idade. Embora os cães adultos saudáveis raramente peguem vermes, os filhotes são suscetíveis a esse problema. É importante manter os cães de qualquer idade livres de pulgas, não só pelo conforto do animal, mas também para evitar as tênias. Alguns medicamentos mensais contra os vermes do coração também incluem um vermífugo suave para que seu cão esteja sempre vermifugado. Na consulta anual de seu cão, considere pedir um exame de fezes, que é normalmente rápido e barato, exigindo que você leve uma pequena amostra de fezes para o veterinário. Os saquinhos do tipo Ziploc funcionam bem para conter o fedor. Seu veterinário saberá rapidamente se houver vermes.

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível