Como educar um filhote tímido de cocker spaniel

Escrito por jamie rankin | Traduzido por carol matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como educar um filhote tímido de cocker spaniel
Tempo e paciência podem livrar o seu filhote de cocker spaniel da timidez (cocker image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)

Cocker spaniels são cães geralmente doces, brincalhões e afetuosos que adoram estar perto da família. Porém, essa é uma raça conhecida por sua sensibilidade e, sem a socialização adequada, podem facilmente se tornar medrosos ou tímidos. O processo de socialização deve começar ainda quando filhotes e continuar pelo resto da vida, já que cada novo encontro é uma experiência de aprendizagem. Mas, mesmo que você tenha levado para casa um filhote mais velho que não tenha sido socializado da forma adequada, você pode educá-lo para que a timidez seja superada.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Coleira
  • Petiscos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Projete uma atitude positiva. Cães são bons em captar emoções humanas, então, fique relaxado e ajude o seu cocker spaniel a se manter calmo.

  2. 2

    Estude o comportamento do seu cão. Um cachorro que está nervoso ou com medo costuma evitar contato visual, tremer ou tentar fugir da pessoa, animal ou objeto que está provocando medo. Alguns cães podem rosnar ou urinar.

  3. 3

    Matricule o seu cocker spaniel em aulas de treinamento e socialização. O treinamento de obediência, bem como outros tipos de cursos de treinamento, irão manter a atenção do seu filhote focada no aprendizado e na execução das tarefas, e não no medo. Além disso, dominar novas habilidades pode aumentar a confiança do seu cocker spaniel. Escolha um treinador que utilize técnicas de reforço positivas para que a experiência seja o mais agradável possível.

  4. 4

    Exponha o seu filhote a novas experiências além daquelas das aulas de treinamento. Leve seu cocker spaniel com você para realizar pequenas tarefas, sempre lembrando de manter uma distância segura entre ele e qualquer coisa que o assuste. Fazer caminhadas com o seu cachorro é outra maneira de expô-lo a pessoas novas, animais e lugares, mas deixe-o na coleira e fique alerta para qualquer sinal de medo.

  5. 5

    Reconheça e enfrente medos específicos. Um filhote de cocker spaniel pode ser confiante em uma determinada situação e ficar tímido em outras. Saber o que assusta o seu cão pode ajudar a adequar as técnicas de treinamento. Se ele ficar tímido quando próximo a outras pessoas, deixe que o visitante ofereça alguns petiscos e mantenha-se calmo, evitando falar com o filhote ou fazer contato visual. Permita que o seu cãozinho se aproxime do convidado e, à medida que se aproximar, deixe-o colocar o petisco no chão ainda evitando contato visual. Deixe o visitante posicionar o petisco cada vez mais perto à medida que o cocker se aproximar. Quando o filhote diminuir a distância, deixe que seu convidado coloque o alimento na palma da mão e ofereça a ele. O filhote vai aprender a associar visitantes a coisas boas, como petiscos.

  6. 6

    Não incentive a timidez do seu filhote. Se você pegar seu cocker no colo e acalmá-lo quando ele demonstrar comportamentos de timidez, estará ensinando ao seu cãozinho que ser tímido é bom. Ignore o comportamento dele tanto quanto possível. Elogie e ofereça petiscos quando ele for sociável com pessoas novas ou animais de estimação.

  7. 7

    Providencie um lugar seguro para o seu cocker spaniel. Pode-se criar um cantinho para ele a partir de uma caixa para transporte, colocando-se alguns brinquedos e almofadas lá dentro e deixando a "casinha" em uma área onde não haja grande circulação de pessoas. Mesmo depois de seu filhote superar uma boa parte do comportamento tímido, ainda devem ocorrer alguns episódios, tais como durante reuniões barulhentas. Nessas situações, é normal que ele recue.

Dicas & Advertências

  • Como em todo tipo de treinamento, seja paciente durante o processo de educação de um filhote tímido. Superar a timidez não é fácil e pode levar um bom tempo. Provavelmente, ocorrerão retrocessos ao longo da caminhada.
  • Quando elogiar um cocker spaniel tímido, use um tom de voz calmo em vez de um tom entusiástico, assim como usaria ao recompensá-lo por um bom comportamento.
  • Quando escolher um novo filhote, analise o seu comportamento cuidadosamente. Selecione aquele que seja extrovertido e amistoso. Cocker spaniels tímidos podem ser doces e amáveis, mas a superação da natureza tímida é um desafio.
  • Nunca faça um filhote tímido se sentir acuado. A sua timidez pode se transformar em medo, agressividade e fazer com que ele arranhe ou morda.
  • Nunca castigue um cachorro tímido. Castigos geralmente resultam em um medo ainda maior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível