on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O efeito da procianidina no cuidado capilar

Atualizado em 19 julho, 2017

As procianidinas são uma classe de flavonoides que também são reconhecidas pelos nomes de proantocianidinas, taninos condensados​​, proantocianidinas oligoméricas, leukocyanidina ou leucoanthocyanina. Jacques Masquelier descreveu pela primeira vez a sua existência em 1936, chamando-as de vitamina P. A comunidade científica não reconheceu oficialmente esse termo, e eventualmente, ele ficou fora do uso popular. Quimicamente, as procianidinas são cadeias de polímeros de flavonoides catequinos.

Fontes da procianidina

As procianidinas estão presentes na maioria das plantas, particularmente na pele, nos revestimentos das sementes e nas próprias sementes. Além de folhas de chá, as romãs e o pinheiro bravo, o extrato de semente de uva vermelha e sua casca, em especial, contêm grandes quantidades de procianidina.

Um estudo que comparou o conteúdo da procianidina em diferentes alimentos descobriu que, em geral, maçãs e chocolate continham mais procianidina em comparação com o suco de uva-do-monte e vinho tinto. O conteúdo de procianidina entre os diferentes tipos de maçãs varia, com a maçã vermelha contendo a maior quantidade e a maçã McIntosh contendo o menor.

Loading...

Estudos sobre a procianidina e o crescimento capilar

Em 2000, um estudo clínico em dupla ocultação sobre a calvície masculina tratou 29 indivíduos com uma solução tópica de procianidina derivada de maçã por seis meses. Comparado com o grupo de controle, que recebeu um placebo, o grupo de teste relatou um maior crescimento de fios velos (curtos) e terminais (longos).

Subsequentemente, as aplicações contínuas da solução levaram a um crescimento mais evidente e significativo dos cabelos terminais e um aumento na quantidade de cabelo. Eles relataram também que os cabelos eram significativamente mais espessos em comparação com os fios do grupo que recebeu o placebo. Isso reforçou a hipótese de que a procianidina promove um crescimento capilar exuberante.

Efeitos da procianidina nos folículos pilosos

O composto que realmente afeta o crescimento capilar é a procianidina B2. Os investigadores determinaram que ela promove a fase catágena do ciclo de crescimento capilar. A duração da fase catágena dura geralmente 2 semanas. Essa fase sinaliza o fim da fase anágena (crescimento) do ciclo, e representa o período em que o folículo piloso é reduzido para reter o cabelo crescido enquanto novos fios de cabelo são formados na raiz. A promoção da catágena por procianidina significa que o cabelo já existente permanece durante mais tempo no folículo.

Outros efeitos da procianidina

Além de estimular o crescimento capilar saudável e prolongar a vida útil do cabelo, a procianidina também melhora os níveis de lipoproteínas de alta densidade, ou o bom colesterol. Isso confere uma proteção para o revestimento endotelial nos vasos sanguíneos e do coração, o que pode ajudar a prevenir a formação de trombos, a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares.

As procianidinas também têm um efeito antioxidante, eliminando radicais livres antes que eles causem danos às células. Além disso, a procianidina do pinheiro bravo melhora a microcirculação, a acuidade visual e o edema da retina em estágio inicial da retinopatia diabética.

A procianidina explica o paradoxo francês

Os estudos sobre as procianidinas têm ajudado a explicar o paradoxo francês — por que os franceses, que consomem uma dieta rica em gordura, têm uma menor taxa de doenças cardíacas em comparação com os americanos. Os pesquisadores descobriram que a procianidina é um composto derivado de uvas vermelhas, e as pessoas que vivem na França tendem a desfrutar de um consumo regular de vinho tinto.

Como principais polifenóis vasoativos, a ingestão regular de vinho tinto e, portanto, procianidina, traduz-se em supressão persistente de endotelina-1, uma proteína vasoconstritora que está ligada a doenças cardíacas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...