Efeitos adversos da alta ingestão de sódio

Escrito por maria richmond | Traduzido por marcio almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O sódio traz benefícios para o corpo, mas também traz muitos malefícios. Como muitas pessoas gostam do sabor do sal, acabam adicionando o condimento em alimentos que já são salgados. E como já existe sal em muitos alimentos, colocar mais pode fazer com que você obtenha sódio em excesso em sua dieta. Para aqueles que tendem a ser viciados nesse condimento, comer alimentos com alto teor de sódio ou adicionar sal a alimentos já salgados pode fazer com que a quantidade de sódio ingerido se eleve. Deve haver um equilíbrio na quantidade de sódio que ingerimos ou nossos corpos vão sofrer as consequências.

Outras pessoas estão lendo

O que é o sódio?

Todos nós precisamos de um pouco de sódio na nossa dieta. O sódio é o sal e os nossos corpos precisam obtê-lo para manter tudo em equilíbrio. O sódio, em pequena quantidade, é responsável por ajudar a manter o equilíbrio dos líquidos em nossos corpos. Ele também é necessário para auxiliar a transmitir os impulsos nervosos para o cérebro, além de desempenhar um papel na contração e no relaxamento dos músculos. O sódio é um imã de líquidos - ele recolhe e retém líquidos - assim, muito sal significa muito líquido.

Recomendações diárias de sódio

Diferentes pessoas necessitam de diferentes quantidades diárias de sódio. Sua ingestão vai depender de como está sua saúde ou situação. A quantidade básica de que o corpo necessita por dia é entre 1.500 mg a 2.400 mg de sódio. Para as pessoas que sofrem de hipertensão, o valor diário necessário será o mínimo. Em muitos casos, para aqueles que sofrem de pressão alta ou outros problemas de saúde relacionados, pode ser recomendado que usem um substituto do sal, no lugar do sal de mesa comum.

Efeitos negativos do excesso de sódio

Quase tudo que o corpo necessita para funcionar corretamente pode se transformar em um problema se as quantidades ideais não forem ingeridas, seja por excesso ou por carência. O sódio é um desses produtos que podem causar consequências graves se ingerido em excesso, ocasionando inchaço das extremidades. Isso ocorre principalmente porque os rins são responsáveis ​​por eliminar o sal do corpo e, se há muito sal, não conseguem eliminá-lo rápido o suficiente, causando a retenção de líquidos. Essa retenção pode acontecer também ao redor do coração, impedindo que funcione adequadamente, o que pode causar hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva ou mesmo derrames e ataques cardíacos.

Soluções para problemas de saúde causados por excesso de sódio

Se o consumo de sal é a causa do aumento da pressão arterial, o médico irá imediatamente sugerir que você elimine o sal de sua dieta após analisar as taxas de sódio em seu sangue. Ele pode recomendar um diurético para eliminar qualquer líquido em excesso para fora de seu corpo e evitar o acúmulo de líquido em torno do coração. Também pode receitar medicamentos anti-hipertensivos, para ajudar a baixar a pressão. Você também precisará ser regularmente monitorado para ter certeza de que a medicação está funcionando, o que significa verificações regulares da pressão arterial.

Prevenção de problemas médicos causados por excesso de sódio

Educar pessoas sobre os efeitos de dietas com excesso de sódio é o primeiro passo na prevenção de doenças relacionadas ao sódio. Os médicos estão tentando ensinar seus pacientes sobre os efeitos do excesso de sódio. É sempre bom ter os seus níveis sanguíneos controlados em exames anuais, talvez com mais frequência se houver uma necessidade. Assim, você se certifica de que não é um candidato potencial para futuros problemas de saúde. Consequências relacionadas ao excesso de sódio não são vistas apenas em idosos, mas também em jovens. Então, ensinar as crianças que deve usar o sal em pequenas quantidades é outra boa prevenção para uma vida saudável no futuro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível